Educação

Alunos de escolas do Município dão cartas em concurso de literacia financeira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_porto_de_arquitetura_a.herculado_2024_38.herculado_2024_38.jpg

Andreia Merca

Do ensino básico ao ensino secundário, os alunos das escolas do Porto mostraram que “No Poupar Está o Ganho”, ao colocarem em prática os conhecimentos adquiridos sobre dinheiro e poupança. Cinco turmas participantes nas Olimpíadas de Educação Financeira foram premiadas.

Numa competição que juntou escolas de todos os pontos do país, os alunos, de diferentes idades e escalões, colocaram-se à prova ao responderem, no menor tempo possível, a um quiz digital com 60 perguntas sobre literacia financeira.

Na prova, na qual participaram estudantes do 1.º ao 12.º ano, destacaram-se cinco turmas de diferentes escolas do Porto: a Escola Básica de São Roque de Lameira (1.ºA), a Escola Básica Costa Cabral (4.ºA), a Escola Básica Francisco Torrinha (6.ºF e 9.ºC) e a Escola Básica e Secundária Clara de Resende (11.ºF).

Os alunos atestaram os seus conhecimentos no que diz respeito ao planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, além de abordarem temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular.

Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo, no decurso do projeto “No Poupar Está o Ganho”, que é implementado nas escolas do Porto através de uma parceria com a Câmara Municipal.

O projeto de educação financeira, que foi criado em 2009 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.

Por sua vez, aos professores que participam com as turmas no “No Poupar Está o Ganho”, é garantida formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira nos planos de aula que gerem.

Pode conhecer mais informações sobre o projeto aqui.