Economia

Associação Empresarial de Portugal comemorou 175 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) comemorou 175 anos de existência, no passado dia 3. Do programa constou uma homenagem a um dos principais fundadores da Associação Industrial Portuense (antecessora da AEP), José Vitorino Damásio.

Na homenagem, realizada junto à estátua do empresário, engenheiro e professor, marcou presença o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, para além dos presidentes do conselho geral e do conselho de administração da AEP, José Manuel Fernandes e Luís Miguel Ribeiro, respetivamente.

Este sábado, decorreu uma outra cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e na qual participaram o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e outros membros do atual governo, para além de cerca de 200 convidados, entre associados, e diversas outras personalidades.

O ponto alto deste jantar ocorreu no final da intervenção do Presidente da República quando o Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a AEP como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, tendo esta distinção sido recebida pelos presidentes os órgãos sociais da associação, Paula Roque, José Manuel Fernandes, Luís Miguel Ribeiro e Alberto de Castro.

Foi a 3 de maio de 1849 que, cumprindo a vontade de um conjunto de industriais, foi instituída a Associação Industrial Portuense (AIP) por José Vitorino Damásio, Faria de Guimarães e José da Silva Passos, entre outros, para "desenvolver a indústria, instruir as classes laboriosas, introduzir entre nós o auxilio mútuo e o melhoramento da condição dos operários e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter d’uma tal reunião".