Sociedade

Porto é a cidade de eleição dos estudantes europeus para fazer Erasmus

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_erasmus.jpg

DR

O Porto é a cidade preferida dos estudantes europeus para fazer Erasmus, o programa de mobilidade que promove a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens universitários. Na Erasmus Generation Meeting, a maior conferência estudantil europeia, que teve lugar em Espanha, a Invicta foi a escolhida entre as cidades de Istambul, Nicósia, Sófia e Sevilha.

Em comunicado, o presidente da Erasmus Student Network (ESN) Porto confessa um sentimento de "que o nosso esforço foi reconhecido". Vítor Bizarro garante que, "enquanto estudantes voluntários, vamos continuar o nosso trabalho árduo para fazer do Porto uma cidade cada vez mais acolhedora".

"Queremos que todos os estudantes internacionais se sintam em casa, que continuem a escolher o nosso Porto e levem para os seus países todas as boas memórias que a Invicta lhes proporciona", afirma o responsável pela entidade que apoia mais de três mil estudantes internacionais na cidade, entre ajudá-los a alcançar uma melhor experiência cultural, educacional e social, mas, também, com a realização de várias atividades de apoio a comunidades locais.

Durante os quatro dias da conferência, mais de mil voluntários da ESN de vários países discutiram o futuro da mobilidade, com foco na digitalização, sustentabilidade, inclusão ou na participação democrática.

O reconhecimento do melhor destino Erasmus é uma iniciativa da Erasmus Student Network, em parceria com a Comissão Europeia, e tem como objetivo "identificar as melhores práticas no apoio à mobilidade estudantil e salientar o papel que as associações estudantis locais desempenham em tornar as cidades melhores destinos".