Desporto

World Battle está de regresso com a participação de 1500 atletas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No ano em que o breaking tem estreia olímpica, a edição 2024 do World Battle conta com a participação de 1500 atletas, em 15 categorias de competição.

A 19.ª edição do World Battle traz várias novidades, como a primeira edição da WDSF 3vs3 Open e o primeiro Brodcast Global. O skate e o futebol também marcam presença. O festival decorre de 28 de agosto a 1 de setembro e três destes dias são de competição.

Na cerimónia de apresentação da World Battle 2024, que decorreu esta terça-feira, no edifício da Alfândega do Porto, César Navio, administrador da empresa municipal Ágora, sublinhou a relevância da prova. “É um evento muito importante para a cidade do Porto e é estratégico, porque tem ligação a um programa muito importante, que é o Desporto no Bairro”, disse.

O responsável explicou que na edição deste ano do Desporto no Bairro contam chegar a “mais de mil crianças e jovens de bairros da cidade do Porto". "Não temos dúvidas de que o World Battle é um evento estratégico para cidade e capaz de criar diferentes pontes”, referiu.

Max Oliveira, organizador do evento e responsável do MXM Art Center, considerou que será escrito "mais um capítulo da história deste festival de danças urbanas” e explicou as novidades previstas.

“No dia que marca o arranque do programa podemos assistir a uma Breaking Gala. Durante um jantar de gala vamos ter uma battle de breaking, uma pista de dança no meio das mesas. No dia 29 de agosto, temos o WDSF 3VS3, um evento da Federação Internacional e que é homologado pelo Comité Olímpico Internacional, resume-se a um três contra três e une na mesma prova, uma mulher, um homem e um júnior. Uma prova que passa valores como equidade, que tanto identifica esta modalidade”.

O programa da World Battle inclui, ainda, extra battles, onde haverá uma mistura de futebol com breaking, e o Footwork Ball.

Pela primeira vez, o skate entra no programa, através do Skate Urban World Series. Esta competição internacional de street skateboarding vai trazer ao Porto alguns dos nomes mais conhecidos nesta modalidade, como Gustavo Ribeiro, Danny Leon ou Richard Tury.

O programa da 19.ª edição do The World Battle inclui, também, uma exposição fotográfica e um evento da Red Bull Culture, All Stars.