Cultura

A Feira do Livro é o lugar das conversas, da música e das atividades para toda a família

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A 11.ª edição da Feira do Livro do Porto encaminha-se para o seu segundo fim de semana, continuando a trazer aos Jardins do Palácio de Cristal uma grande variedade de propostas culturais. Depois de Capicua, na tarde de ontem, no domingo, às 16h30, é a vez do escritor Gonçalo M. Tavares participar no ciclo de conversas inspirado nos versos de Eugénio de Andrade. As propostas passam, ainda, pelo concerto de Leo Middea e pelas apresentações de livros ou pelas atividades para os mais novos.

No domingo, dia 1 de setembro, às 15 horas, o espaço recebe a pré-apresentação exclusiva da coletânea “Erros Meus – Poesia Incompleta”, da autoria de Nuno Artur Silva, que será publicada no próximo ano e que reúne textos da década de 80 até à atualidade.

E como, para Eu­génio de Andrade, poesia e música nascem jun­tas, prolongadas no mesmo mistério, a Concha Acústica volta este fim de semana a ganhar vida com a continuação do ciclo “É a música, este romper do escuro”. Depois de EU.CLIDES, Rogê e a dupla Senza são os protagonistas musicais dos próximos dias e o público poderá “deixar-se levar” pela música a partir das 19 horas. Já o auditório da BMAG, que ontem ouviu Valter Lobo, abre as portas, às 21 horas de sábado, a um novo ciclo de concertos, cujo mote parte da frase de Nietzsche: “Sem a música, a vida seria um erro”. Desta vez, o convidado é Leo Middea.

Contos, oficinas de poesia e cinema e espetáculos para toda a família

Tal como vem sendo habitual, a Feira do Livro do Porto não esquece os mais novos. Neste segundo fim de semana do evento, não faltam atividades para miúdos e graúdos. Entre contos, oficinas de poesia e cinema e espetáculos para toda a família, há sugestões para todos os gostos e idades. Destaque para a oficina orientada por Gonçalo M. Tavares – na sala Unicer, às 16 horas de sábado, 31 agosto –, que desafia os maiores de 12 anos a dar asas à imaginação. A iniciativa está sujeita a inscrição prévia.

A programação vibrante e diversificada da Feira do Livro do Porto não se fica por este fim de semana, com o festival literário a prosseguir “a todo o vapor” logo na segunda-feira. Entre os destaques da abertura da próxima semana, o espetáculo “O Tempo Avança por Sílabas” sobe ao palco no Auditório da Biblioteca, no dia 2 de setembro, às 18 horas. Nesta proposta, que pretende uma grande aproximação ao público, a palavra será “servida” de forma simples, numa ode à banalidade e ao quotidiano.

Além das mais de 100 atividades programadas, os visitantes poderão, todos os dias, descobrir diferentes propostas literárias nos 130 stands das 115 editoras, livrarias e alfarrabistas que se encontram na Avenida das Tílias. A programação completa da 11.ª Feira do Livro do Porto e os horários de todas as atividades podem ser consultados no site oficial do evento, que decorre até 8 de setembro.