Habitação

"A Melhor Entrada" entra na reta final e já são conhecidas as finalistas do concurso

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_premio_melhor_entrada_2023_01.jpg

Miguel Nogueira

Já se conhecem as cinco finalistas ao título de "Melhor Entrada" dos bairros municipais do Porto. Segue-se a fase de seleção das três entradas vencedoras. Esta é a segunda edição do concurso promovido pela Domus Social, que tem como objetivo premiar e valorizar o sentido de comunidade e a dedicação ao "saber cuidar" dos inquilinos da empresa responsável pela gestão do parque de habitação social do Município do Porto.

Realizadas visitas das equipas técnicas da Domus Social às entradas candidatas e feita a análise detalhada das cartas de motivação enviadas pelos gestores das entradas concorrentes, a empresa municipal apresenta agora as cinco finalistas ao título:

  • Campinas: Bloco 13, entrada 59
  • Campinas: Bloco 31, entrada 52
  • Carvalhido: Bloco A
  • Carvalhido: Bloco M, entrada 2
  • Lordelo: bloco 14, entrada 56

"Aqui chora-se, aqui ri-se, aqui se crescem aqui se dança no São João, no Carnaval, nos aniversários, ou só porque sim. E até nas tristezas, apoiamo-nos uns aos outros e seguimos em frente de cabeça erguida, porque somos uma família", lê-se numa das cartas. "Conseguimos ajudar-nos uns aos outros, dividir tarefas, como a limpeza do prédio, e mantemos um ambiente saudável que queremos preservar".

Pedro Abrunhosa participa na escolha final

Pedro Abrunhosa juntou-se ao desafio de selecionar as três entradas vencedoras do concurso, pela sua profunda ligação à cidade do Porto e ao seu reconhecido compromisso com iniciativas que promovem a cultura e o bem-estar da comunidade portuense. Ao seu lado nesta decisão, estará Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, e um elemento das equipas da Domus Social.

Às entradas vencedoras será entregue um kit de prémios e um troféu de mérito e qualidade, em reconhecimento da distinção conquistada.

A iniciativa surge no âmbito do projeto ConDomus, criado em 2008 pela Domus Social, que tem como objetivo promover a organização das entradas dos edifícios públicos de habitação, num modelo semelhante aos condomínios privados. Deste projeto resultou a criação da figura do Gestor de Entrada que foi o representante oficial de cada candidatura.

Todas as informações sobre o concurso são disponibilizadas no regulamento oficial, que pode ser consultado na página da Domus Social.