Cultura

A solo ou em dueto, o piano de Rachmaninoff volta a ouvir-se no Museu Romântico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_piano_rachmaninoff.jpg

DR

O Museu do Porto celebra, este sábado, às 16 horas, Sergei Rachmaninoff com um novo ciclo de música no Museu Romântico. O ciclo acontece em todos os sábados de maio, no Museu Romântico, com programação da pianista Sofia Lourenço e propõe um olhar sobre os famosos Solos e Duetos para piano do compositor russo.

O excecional talento musical e um especial sentido da sonoridade fizeram de Sergei Rachmaninoff um dos grandes virtuosos do piano da primeira metade do século XX.

Depois da evocação de Rachmaninoff nos 150 anos do seu nascimento, o Museu do Porto propõe uma viagem ao mundo da cultura fin-de-siècle originária de S. Petersburgo, que é refletido nos sons dos Solos e Duetos para piano de Rachmaninoff.

Embora o compositor russo tenha visitado a sua terra natal (de onde saiu em 1903) apenas mais uma vez, em 1910, como maestro, permaneceu, no seu estilo de composição musical, quase exclusivamente ligado a esta época há muito perdida, transportando a emoção da melancolia eslava para o mundo ocidental.

O ciclo “Solos e duetos para piano de Rachmaninoff” decorre sempre no Museu Romântico e tem início no sábado, 6 de maio, às 16 horas, com interpretação em dueto de Pedro Gomes e Salih Can Gevrek.

No dia 13 de maio, também às 16 horas, o pianista portuense António Oliveira será o protagonista do recital. João Xavier atuará a solo às 21 horas de 20 de maio, e o ciclo encerrará no dia 27 de maio, às 16 horas, com o regresso de Pedro Gomes ao Museu Romântico, agora a solo.

Os recitais têm uma lotação total de 60 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos online, nos espaços do Museu do Porto ou no local.