Ambiente

Ação climática do Município em destaque em Valência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A propósito da Valencia Cities Climate Week, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de junho, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, deu a conhecer a estratégia do Município rumo à neutralidade climática até 2030.

A cidade de Valência, Capital Verde Europeia de 2024, acolheu, ao longo de três dias, três conferências temáticas focadas na ação climática das cidades: a Conferência Anual da Missão Cidades, o Fórum Anual do Energy Cities e o Fórum Europeu de Resiliência Urbana (EURESFO 2024). O Município do Porto, que tem o objetivo de atingir a neutralidade carbónica ate 2030, foi representado por Filipe Araújo.

Em diferentes intervenções, o também vereador do Ambiente e Transição Climática apresentou algumas ações impulsionadas pelo Município que assentam nos princípios do Pacto do Porto para o Clima e do Contrato Climático do Porto, mostrando que a cidade está empenhada em atingir a neutralidade carbónica até 2030.

Filipe Araújo destacou a iniciativa recentemente aprovada pelo Município do Porto de oferecer viagens nos transportes públicos da cidade, de modo a incentivar os cidadãos a adotarem este meio de deslocação de forma mais regular.

De olhos postos na sustentabilidade

O vice-presidente trouxe ainda à tona a medida municipal que visa reduzir o valor do IMI a pagar durante o período máximo de três anos para edifícios da cidade com instalação de painéis fotovoltaicos, estabelecendo um valor máximo de 500 euros por cada kilowatt (KW) de potência de ligação da unidade de produção para autoconsumo.

"Estas são medidas muito importantes que promovemos para os portuenses, criando condições para que a adoção de medidas de sustentabilidade possa representar um ganho ambiental, económico e financeiro", referiu Filipe Araújo, que atualmente também é vice-presidente da direção do Energy Cities.

Ao dar a conhecer em que consiste o Pacto do Porto para o Clima, o autarca explicou aos presentes de que forma estão a ser implementadas sinergias com as múltiplas organizações da cidade. Neste contexto, Filipe Araújo apontou a relação desenvolvida em matéria de sustentabilidade com o Futebol Clube do Porto.

Os encontros realizados no âmbito da Valencia Cities Climate Week 2024 permitiram às cidades europeias partilhar experiências e explorar soluções para se tornarem mais resilientes e sustentáveis.

A Conferência da Missão Cidades focou-se na transformação para cidades inteligentes e neutras em carbono, enquanto o EURESFO 2024 discutiu a resiliência urbana e adaptação climática. Já o Fórum do Energy Cities destacou a partilha de iniciativas e ações coletivas em prol da transição verde.