Educação

Alunos do ensino básico têm aulas no Planetário e na Galeria da Biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Duas turmas do 4.º ano do Ensino Básico do Cerco e das Flores, dos Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano e Cerco do Porto, encontram-se a participar, durante esta semana, na Escola da Terra e do Espaço.

As aulas fora de portas decorrem no âmbito do projeto educativo Escola Ciência Viva, uma iniciativa desenvolvida pela Universidade do Porto em colaboração com o Município, e decorrem no Planetário do Porto e na Galeria da Biodiversidade.

No início da semana, os alunos contaram com as visitas do vereador da Educação, Fernando Paulo, e da vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira.

O autarca destacou a importância do projeto “em promover a cultura científica nas escolas e proporcionar aprendizagens diversificadas e enriquecedoras para alunos e professores”.

Partindo do problema “Porque é que (só) há Vida (e tanta) na Terra?”, os alunos têm a oportunidade de, durante uma semana, visitar exposições, assistir a sessões de planetário, trabalhar em laboratórios de investigação científica, fazer saídas de campo, e realizar experiências e investigações.

O projeto, que partilha dos valores e princípios da Rede de Escolas Ciência Viva, é o primeiro a apresentar um programa educativo. que resulta da articulação de dois Centros Ciência Viva. O programa educativo aborda as aprendizagens essenciais de várias áreas de conhecimento do 1.º ciclo do ensino básico, recorrendo a metodologias de trabalho orientadas para a investigação.

Recorde-se que já participaram neste programa quatro turmas das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico (da Constituição, Augusto Lessa, S. Tomé, e da Torrinha).