Ambiente

Alunos do Município distinguidos pelo programa Eco-Escolas

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Cada ano que passa, os alunos do Município do Porto tentam fazer mais e melhor para tornar o planeta mais sustentável. Esse empenho foi valorizado, no ano letivo que recentemente terminou, com a atribuição de 12 novos prémios pelo programa Eco-Escolas.

Um dos maiores problemas ambientais que afeta a saúde humana é a poluição atmosférica. A Escola Superior de Saúde do Porto alertou para esta temática, através da criação de um quizz e de um painel com a informação sobre a qualidade do ar no concelho do Porto. Este último foi divulgado nos diversos ecrãs publicitários da instituição, sensibilizando para os resíduos que seriam produzidos na elaboração de um póster físico. Também a Escola Secundária Aurélia de Sousa não deixou passar em branco o desafio, elaborando um cartaz científico alusivo ao tema "O ar que eu respiro".

Como não há "duas sem três", a Escola Superior de Saúde do Porto foi também galardoada com um outro prémio, desta vez abordando o tema "Alimentação Saudável e Sustentável", através de um painel que alerta para os efeitos negativos dos aditivos alimentares e, consequentemente, a importância de escolher um lanche saudável.

Da Brigada da Cantina ao traga-pilhas

O Colégio Nossa Senhora do Rosário abordou o mesmo tema e, após uma análise profunda aos alimentos consumidos pelos alunos e os aditivos alimentares que os compõem, apresentaram os resultados dos trabalhos a outras turmas, de diferentes anos de escolaridade, realizando também uma pequena exposição num espaço contíguo ao refeitório. Já o Liceu Francês Internacional do Porto (LFIP) deu relevância a este tema, criando a Brigada da Cantina, que tinha como principal objetivo combater o desperdício alimentar.

No desafio Eco-Cozinheiros, que tem como objetivo principal incentivar as crianças e os jovens a confecionarem refeições saudáveis e sustentáveis, incutindo a mudança dos hábitos alimentares no dia-a-dia, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto criou a Eco-Ementas Mediterrânicas.

No projeto Geração Depositarão, o Colégio INED deu asas à imaginação e transformou uma antiga máquina de café num traga-pilhas em forma de galo. Já o Colégio Júlio Dinis optou por realizar quatro vídeos que se interligam, de forma a alertar para a importância da Recolha de Pilhas e REEE.

Novidades para o ano letivo 2023/24

"Separa os resíduos e junta as famílias" foi o lema do Grande Colégio Universal para a Geração Verdão. A fim de alertar para a importância da economia circular criou um jogo, para ser jogado em família, aliando a reutilização de matérias ao convívio intergeracional.

O projeto "A Biodiversidade da minha Escola" incitou os alunos da Escola Profissional Infante D. Henrique a elaborarem um caderno de campo onde constam algumas espécies da fauna e da flora que assolam os espaços verdes da sua escola, permitindo-lhes não só conhecer melhor o seu espaço exterior, como também diferentes formas de o proteger.

Aplicando a metodologia do design thinking: pensa, imagina, cria e partilha à biodiversidade local, a Escola António Nobre participou no desafio Eco-Trilhos, criando um percurso pedestre por alguns dos mais emblemáticos espaços da cidade, como o Parque da Quinta do Covelo, o Jardim da Arca D’Água, o Parque Central da Asprela e, por fim, o Fontanário Aval de Baixo.

Para o ano letivo 2023/24, o Município do Porto oferece mais novidades às escolas, através do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade. Todas as escolas inscritas no Via-Verde à Eco-Escolas, para o apoio de proximidade do Município até 45 Eco-Escolas do Porto e galardoadas no ano transato, terão prioridade no acesso às atividades.

As inscrições já se encontram abertas para o próximo ano letivo.