Cultura

Ana Deus escolhe GNR para primeira Escuta Ativa do ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_escuta_ativa_ana_deus.jpg

DR

A primeira sessão de Escuta Ativa do ano acontece no próximo sábado, dia 27, às 11 horas, na Fonoteca Municipal do Porto e traz consigo um dos nomes incontornáveis da música portuguesa: Ana Deus.

Natural de Santarém, mas residente no Porto desde 1981, Ana Deus começou o seu percurso musical no final dessa década, integrando os Ban, onde editou três discos de originais. Em 1993, iniciou com a escritora Regina Guimarães e o músico Alexandre Soares o grupo Três Tristes Tigres.

Na sua vasta carreira, quer a solo, quer através de outros projetos em que se incluem Osso vaidoso (com Alexandre Soares), Bruta (com Nicolas Tricot) e Ruído Vário (com Luca Argel), tem vindo a musicar poesia de autores variados, como Alberto Pimenta, Ernesto de Melo e Castro, Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, Bocage, Camões, Natália Correia, Judith Teixeira, Ângelo de Lima, Mário de Sá Carneiro, Sylvia Plath, Rainer Maria Rilke, William Blake e Regina Guimarães.

Recentemente, uma colaboração com Marta Abreu denominada "Eu fui silêncio", centrada na leitura de textos de autoras censuradas sobre ambientes eletrónicos.

A começar um ano que ficará marcado pela edição do sexto disco dos Três Tristes Tigres, "Atlas", Ana Deus irá conduzir esta sessão de escuta conjunta na Fonoteca, em Campanhã, tendo como ponto de partida o álbum "Os Homens Não Se Querem Bonitos", da autoria de outro nome fundamental da música portuense e nacional, os GNR.

Lançada em 2021, a Escuta Ativa é uma atividade aberta ao público, de entrada gratuita e com periodicidade mensal. A próxima sessão, que acontecerá em fevereiro, no dia 24, terá como convidado Luís Freitas Lobo.