Sociedade

Apresentada a Youth Cloud, uma “nuvem” de informação para a juventude

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De uma candidatura ao Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense resultou o desenvolvimento da plataforma Youth Cloud, um espaço digital que pretende dar resposta às necessidades e interesses da juventude de uma forma fácil, integrada e intuitiva.

Dinamizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e integrado no Centro Português de Informação Juvenil, o projeto tem como objetivo aproximar os jovens da participação cívica, associativa e política, promovendo a capacitação e empoderamento dos jovens através de um laboratório online.

Na Youth Cloud pode encontrar-se informação e documentação relacionada com as políticas de juventude em Portugal, projetos e boas práticas juvenis e associativas, contribuindo com novas metodologias e inovando em ferramentas de incentivo à participação cívica dos jovens portugueses.

Este espaço digital concentra todos os eventos, iniciativas, fóruns, formações e oportunidades de voluntariado e mobilidade dirigidas às jovens gerações, promovidas pelas mais de mil associações juvenis de Portugal.

“Em boa hora a FNAJ soube aproveitar a oportunidade criada pelo Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, concorrendo com o projeto Youth Cloud, e acabou por ver o seu esforço compensado com a atribuição de um apoio financeiro que permitiu desenvolver esta ‘nuvem’ de informação e de oportunidades para todos os jovens”, congratulou-se a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto durante a sessão de apresentação.

“Ficamos sempre satisfeitos quando nos são apresentadas respostas que fazem sentido, e esta, em particular, é de facto um espaço inovador de networking para as associações juvenis e os jovens poderem criar novas parcerias e sinergias”, acrescentou Catarina Araújo.

A Youth Cloud foi apresentada numa sessão que decorreu nas instalações da FNAJ no Porto, e que teve transmissão online, através das redes sociais. A iniciativa contou com um momento de discussão e reflexão sobre a participação 3.0 e a cidadania jovem no século XXI, denominado de Youth Power Talk, no qual oradores de diferentes contextos e realidades partilharam as suas experiências, perspetivas e ideias sobre o envolvimento da juventude na sociedade, os novos tipos de participação jovem e as suas barreiras.

A conversa conduzida pelo presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, contou com a participação, além da vereadora da Câmara do Porto, de elementos do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Associação Juvenil Youth Dream, da Academia de Política Apartidária, e do artista urbano VIRUS.