Sociedade

Arquitetos portuenses distinguidos no World Architecture Festival

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_Sastudio_projeto_islandia_02.JPG

DR

O atelier de arquitetura Sastudio, sedeado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e fundado por Tiago Sá, antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), venceu o primeiro prémio do WAF – World Architecture Festival 2022, na categoria “Projetos Futuros-Cívicos”. O projeto para um centro comunitário na Islândia valeu à startup portuense a distinção máxima entre mais de 700 finalistas àquele que é um dos mais prestigiados prémios internacionais de arquitetura.

Depois de vencerem dois concursos para a criação de dois jardins-de-infância – em Reykjavik e em Garðabær –, os arquitetos portuenses são distinguidos por um projeto, a implementar na cidade islandesa de Höfn. O Leidarhofdi Community Center, desenvolvido com dois parceiros islandeses - Hjark e Landmotun -, vai ocupar um hectare de terreno e inclui um edifício polivalente de 500m2 que se eleva suavemente do solo, criando uma nova frente de rua e protegendo a nova praça dos ventos dominantes de Nordeste, enquanto maximiza a exposição solar.

Pretende ser um novo polo social para a comunidade local e visitantes, promovendo novas atividades quer no seu interior, quer no exterior. A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro existente será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.

Júri distingue o “aspeto lúdico” do projeto

A atribuição dos prémios WAF 2022 decorreu, recentemente, em Lisboa. Com exceção do Lisbon Prize, a Sastudio foi o único atelier português galardoado entre os finalistas da edição deste ano do festival. O júri distinguiu o “aspeto lúdico” do projeto, que “amplia a ligação entre os habitantes e visitantes deste local de grande beleza natural”.

O projeto ficou entre os finalistas de “Future Project of the Year”, recebendo notas de apreciação de grandes nomes da arquitetura.