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Autocarros ocasionais vão poder estacionar nos terminais municipais

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Miguel Nogueira

O Executivo aprovou, por unanimidade, alterar a tabela de preços referente aos terminais e interfaces municipais de forma a permitir que os espaços, sob gestão da STCP Serviços, possam ser utilizados pelos operadores de autocarros ocasionais para parqueamento dos veículos. Face à lotação do parque de São Roque, o Município propõe a utilização dos terminais das Camélias e do Polo Universitário.

A preocupação, afirmou o presidente da Câmara no final da reunião desta terça-feira, está relacionada "com os autocarros que chegam à cidade e se concentra, muitas vezes, estacionando na zona à volta da Cordoaria". "Quando a Polícia Municipal chega, eles põem-se a fazer circulações pela cidade", acrescenta Rui Moreira.

Na nota justifica da proposta que assina, o presidente da Câmara sublinha "o elevado número de veículos pesados de passageiros em serviço ocasional, nacionais e estrangeiros, que circulam na cidade do Porto", assim como "os constrangimentos atuais à circulação rodoviária" e a "necessidade de redução de emissões de gases com efeito de estufa na cidade".

O pedido chegou pelas próprias operadoras e será convertido na incorporação da tarifa de parqueamento para serviço ocasional em regime de rotação e no ajuste do horário aplicável à tarifa noturna.

Assim, considera Rui Moreira, "podemos impedir que, por um lado, os autocarros estejam estacionados indevidamente na via pública e, por outro lado, que nos digam que não têm soluções e andem a circular, o que ainda acaba por ser pior".

Como solução, o Código Regulamentar do Município do Porto, no artigo referente aos terminais e interfaces, vai contemplar o estacionamento de veículos pesados de passageiros em período noturno no Terminal Intermodal de Campanhã, assim como durante todo o dia, em regime de rotação ou com possibilidade de avenças mensais, nas Camélias e no Polo Universitário.