Cultura

Batalha recebeu cineasta malaio Tsai Ming-Liang

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Tsai Ming-Liang, um dos realizadores mais aclamados da atualidade, esteve no Batalha Centro de Cinema, no passado domingo, para uma conversa sobre o seu trabalho e percurso. Fez-se acompanhar de Lee Kang-Sheng, o ator com quem colaborou ao longo de toda a carreira.

O cineasta malaio esteve no Porto, a propósito da retrospetiva "Tsai Ming-Liang, Tempo do Desejo" que termina hoje, dia 28, com a exibição de "Days", às 19h15.

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, o filme marcou o regresso de Ming-Liang ao cinema de ficção, após um hiato de sete anos.

Feito com equipa e orçamento diminutos, "Days" segue duas personagens: Kang vagueia por uma paisagem urbana solitária e procura tratamento em Hong Kong para uma doença crónica e Non, jovem imigrante laociano trabalha em Banguecoque.

Em paralelo, no Foyer 2 do Batalha, está disponível uma versão instalada do filme "Afternoon" — um exercício público de cumplicidade em que Tsai Ming-Liang se expõe na companhia de Lee Kang-Sheng.

A decorrer desde janeiro, a retrospetiva Tsai Ming-Liang, "Tempo do Desejo" é o programa mais visto (média de espectadores por sessão) deste a abertura do Batalha Centro de Cinema.