Cultura

Beneficiação da Biblioteca Pública Municipal com impacto na consulta de documentos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fjg_BIBLIOTECA_PUBLICA.jpg

Jorge Garcia

Para permitir o arranque das obras de beneficiação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, o Município vai dar início à preparação e acondicionamento de documentos de diversos fundos e coleções ali depositados, o que condicionará o seu acesso. Intervenção da autoria de Eduardo Souto de Moura vai permitir triplicar a capacidade de depósito da biblioteca.

Com a obra a começar em breve, todo o espólio dos diferentes depósitos albergados no antigo Convento de Santo António da Cidade terá de ser retirado. Até ao final do ano, estão previstos constrangimentos no acesso a alguns documentos e, a breve trecho, muito do espólio ficará indisponível.

Através do catálogo online das Bibliotecas Municipais do Porto, os utilizadores terão acesso à informação atualizada relativa à disponibilidade de consulta das diferentes coleções.

Com um orçamento de 17 milhões de euros, o projeto do arquiteto galardoado com o Prémio Pritzker procura resolver o défice crónico de espaço de armazenamento de livros e de outro tipo de espólio da Biblioteca Municipal.

As soluções que Eduardo Souto de Moura apresentou preveem a demolição e construção de algum edificado que, no passado, foi acrescentado nas traseiras da biblioteca, e que escondeu a fachada original.