Cultura

"Bernardo Ferrão e a Arte Decorativa" reúne especialistas em congresso

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Bernardo Ferrão e as Artes Decorativas no Oriente e no Mundo” é tema de um congresso internacional que se encontra a decorrer na cidade.

Durante três dias (de quinta-feira a sábado), a iniciativa pretende homenagear a figura incontornável do engenheiro Bernardo Ferrão, no âmbito dos estudos sobre a temática das Artes Decorativas e da sua importância no contexto da História da Arte Portuguesa, bem como de outras áreas culturais espalhadas pelo mundo.

A sessão de abertura aconteceu nesta quinta-feira, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, e esteve a cargo do presidente da Comissão Científica e Executiva do congresso, José Augusto de Sottomayor-Pizarro, e do presidente do Círculo José de Figueiredo, Álvaro Sequeira Pinto.

Promovido pelo Círculo de Amigos do MNSR - José de Figueiredo, a iniciativa conta com a colaboração do Museu Nacional Soares dos Reis, da Reitoria da Universidade do Porto e da Fundação Marques da Silva, com o apoio da Câmara do Porto. A representar o Município do Porto, esteve o diretor artístico do Museu da Cidade, Nuno Faria.

O colóquio internacional reúne 25 especialistas em Artes Decorativas para, cruzando diferentes tempos e geografias, apresentarem e debaterem o resultado das investigações que têm vindo a desenvolver nesta área.

Recorde-se que, em 2017, o Círculo José de Figueiredo - Amigos do MNSR recebeu a doação do acervo documental do engenheiro Bernardo Ferrão, atualmente em depósito no MNSR e já disponibilizado para consulta virtual.