Inovação

Bombarda transforma-se em laboratório vivo para a transição digital

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracoes_miguel_bombarda_2021_12.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Bombarda - Digital Lab é um laboratório vivo de inovação e vai decorrer entre 4 e 25 de maio, no Canal 180, em pleno quarteirão Bombarda, o epicentro das artes da cidade. A iniciativa é apoiada pela Convocatória Aberta para a Inovação e Transição Digital do Município do Porto.

O programa de inovação e capacitação será distribuído por 10 sessões que se estruturam em três módulos/sprints fundamentais, cada um dedicado a uma fase crucial do processo de inovação e co-criação.

No decurso do programa, baseado em metodologias de Service Design e Design Thinking, serão formadas equipas de trabalho e os participantes desafiados a explorar ferramentas digitais - aplicações low ou no code, realidade aumentada, inteligência artificial, entre outras - que possam funcionar como extensões digitais úteis para dinamizar e promover as qualidades e recursos do Quarteirão Bombarda.

Será orientado em português por uma equipa especializada, composta por Katja Tschimmel e Joana Alves dos Santos (MindShake) e por Rui Grandão (chief technology officer). Estão convidados também estúdios e empresas ligadas à criatividade e à tecnologia digital.

Projeto apoiado pelo PRR

À equipa vencedora será atribuído um prémio de mil euros em vales para gastar em estabelecimentos aderentes no próprio quarteirão das artes.

O programa completo e as inscrições estão disponíveis aqui.

Este projeto complementa os objetivos de capacitação nas áreas da digitalização e novas formas de gestão/governança do Bombarda Digital – um projeto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promovido pela Câmara Municipal do Porto, Associação Porto Digital e Associação Quarteirão Criativo.