Ambiente

Candidaturas abertas para soluções tecnológicas inovadoras no âmbito do CommuniCity

  • Notícia

    Notícia

#fib_programa_aconchego_08.jpg

Filipa Brito

As cidades do Porto, Helsínquia e Amesterdão desafiam cidadãos, organizações, empresas, instituições, fornecedores de tecnologia e municípios a participar na “open call” do projeto CommuniCity, o projeto europeu de aproximação da tecnologia à comunidade, de forma inclusiva, para proporcionar oportunidades digitais que melhorem a qualidade de vida.

O CommuniCity está a ser implementado no Porto, sob coordenação da Porto Digital e com a participação ativa da Domus Social. O projeto centra a sua atuação em Campanhã, uma área identificada na estratégia municipal como prioritária no curto/médio prazo, tendo a intenção de criar um laboratório vivo onde possam ser experimentadas soluções para o incremento da qualidade de vida da comunidade local e que facilite a ligação ao resto da cidade.

Os participantes nesta “open call” são convidados a participar num processo de cocriação, propondo ideias inovadoras, digitalmente inclusivas e sustentáveis, bem como soluções para desafios urbanos dos pontos de vista social, tecnológico e económico. O objetivo passa por responder às necessidades das comunidades de difícil alcance das cidades do Porto, Helsínquia e Amesterdão. Cada um dos 18 pilotos que vão sair desta ronda usufruirá de um apoio financeiro de 12.500 euros.

Para esta que será a primeira ronda do projeto, a cidade do Porto entendeu como prioritária a mitigação das dificuldades experienciadas pela comunidade mais idosa. Assim, foram identificados dois temas que servirão de mote às soluções candidatas: por um lado, o combate à solidão das pessoas idosas e, por outro, a promoção da autonomia das pessoas idosas, sempre com recurso a soluções tecnológicas.

Tratando-se de um projeto de âmbito europeu, esta “open call” abrange ainda as cidades de Amesterdão e Helsínquia. No primeiro caso, o desafio lançado implica a constituição de pilotos que se debrucem sobre soluções para falantes não holandeses, acessibilidade dos cuidados de saúde, oportunidades para jovens cidadãos com registo criminal e soluções comunitárias. Já em Helsínquia, as soluções tecnológicas a desenvolver deverão focar-se nos adultos e jovens adultos com deficiência, nos cidadãos idosos e cuidados com o lar, nas competências digitais para imigrantes e nas atividades de trabalho de reabilitação.

O CommuniCity disponibiliza ainda uma plataforma de “matchmaking” para permitir a procura de parceiros para os pilotos. O processo definido para a “open call”, no que se refere à resposta, submissão, avaliação, seleção e aprovação, assegura simplicidade, transparência e competitividade. Com efeito, qualquer entidade jurídica que cumpra os requisitos estipulados nas Diretrizes da Open Call poderá ser admitida.

As candidaturas decorrem até 31 de março no website do CommuniCity. As entidades selecionadas serão anunciadas em abril, iniciando os respetivos pilotos posteriormente. Todos os pilotos devem terminar até final de agosto de 2023, altura em que serão lançados os desafios da segunda Open Call.

Todas as informações sobre a primeira Open Call estão disponíveis no website e nos diferentes canais de comunicação: Instagram,Twitter ou LinkedIn.