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Cartão Porto. com mais de 32 mil adesões no primeiro ano de lançamento

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Miguel Nogueira

Faz hoje, 5 de abril, precisamente um ano que foi lançado o Cartão Porto. O objetivo era simples: tornar-se um símbolo da identidade “Ser Porto”, um agregador de serviços e um promotor da ligação entre os munícipes do Porto e a sua autarquia.

Destinado às pessoas com domicílio fiscal e aos estudantes que estudam e residem na cidade, o cartão nasceu com um conjunto de vantagens relacionadas com a cultura, o desporto e a mobilidade na cidade.

Vamos a números globais, desde o seu lançamento, a 5 de abril de 2021, foram emitidos 32.893 cartões Porto., dos quais 8808 são na sua versão 13-18.

Desde o primeiro dia, os titulares do documento multiserviços puderam usufruir de descontos no Teatro Municipal do Porto, de entrada gratuita nas diversas estações do Museu da Cidade, nas piscinas municipais, no funicular dos Guindais. Isto, para além de passarem a ter apenas um cartão, onde antes existiam três: o cartão das piscinas, do Teatro Municipal do Porto e das bibliotecas. No que concerne às bibliotecas, a média mensal de empréstimos de livros, no último ano, ciffou-se nos 200 empréstimos.

Concebido desde a sua génese como um canal que inaugura uma nova forma de relação entre a autarquia e os munícipes, antecipando informação de cidade que lhes é útil e tem impacto no seu dia a dia, o Cartão Porto. disponibilizou, também, a possibilidade de os munícipes receberem alertas sobre condicionamentos de trânsito na sua área de residência.

Entretanto, foram vários os serviços que acrescentaram valor para os respetivos titulares.

O cartão integra hoje, para os jovens entre os 13 e os 18 anos, a assinatura Andante, integralmente paga pelo Município, com o duplo objetivo de apoiar as famílias da cidade e promover, junto das camadas mais jovens da população, a cultura da opção preferencial pelo transporte público. De referir, que, desde a integração desta valência, foram registadas uma média mensal de 117 mil validações.

Também na área da mobilidade, o cartão integrou, no mês passado, o serviço Táxi Saúde + 65, tendo já sido utilizado por 254 pessoas. Através deste serviço, as pessoas com mais de 65 anos podem deslocar-se de táxi às consultas nos centros de saúde ou nos hospitais, pagando apenas dois euros. O restante valor da viagem é comparticipado pelo Município, que assim promove o regresso às rotinas de acompanhamento médico desta faixa etária da população, promovendo também a utilização do transporte público.

O serviço de alertas foi também alargado, passando os munícipes a receber informação sobre interrupções de fornecimento de água na sua morada.

Numa dinâmica que mobiliza os agentes da cidade, ao cartão associaram-se outros parceiros, como o Coliseu do Porto e o Seiva Trupe, que criaram condições especiais de acesso aos seus espetáculos.

Configurado como um elemento de dinamização da economia da cidade, o cartão foi também associado ao Programa de Incentivo à Atividade Comercial, que se iniciou a 14 de fevereiro e está em curso até ao dia 10 de abril. No âmbito deste programa, todos os titulares do Cartão Porto. recebem três vouchers de 5 euros, que podem descontar em compras no valor mínimo de 10 euros.

Aos titulares foi também oferecido, em exclusivo, um concerto dos GNR, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, agendado inicialmente para o dia 30 de dezembro e que, devido à pandemia, apenas se realizou a 20 de março. Foram levantados pelos titulares 3227 bilhetes para o espetáculo.