Cultura

Cerâmica de Picasso vai estar em exposição na Torre dos Clérigos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_torre_dos_clerigos.jpg

Filipa Brito

A Irmandade dos Clérigos inaugura nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 21 horas, a exposição "Picasso e a Cerâmica: o Génio de uma Arte Maior". Pela primeira vez, no espaço da União Europeia, esta coleção, composta por 32 peças de cerâmica, não só enriquece o entendimento sobre a versatilidade artística de Pablo Picasso, como convida qualquer um a refletir sobre a importância da cerâmica na história da arte e na cultura humana.

A coleção explora uma faceta menos conhecida do mestre espanhol e estará patente no Museu dos Clérigos até 12 de janeiro de 2025. As 32 peças em exposição testemunham a genialidade do Picasso em transformar o barro em arte, combinando técnicas tradicionais com o seu estilo inconfundível.

Mundialmente conhecido pelas suas pinturas e esculturas, Pablo Picasso dedicou uma parte significativa da sua vida à cerâmica, transformando e elevando este meio artístico com a sua visão inovadora e criatividade.

Esta é a XIV exposição temporária no Museu da Torre dos Clérigos, espaço que tem vindo a proporcionar aos seus visitantes a possibilidade de verem exposições de grande prestígio, como "Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus", 1.ª edição de "Os Lusíadas" ou a exposição "Porto por Marta", de uma talentosa arquiteta do Porto, Marta Vilarinho de Freitas.

A mostra está incluída no bilhete de subida à Torre dos Clérigos, que pode adquirir aqui.