Desporto

Cidade é palco para torneio internacional de ténis em cadeira de rodas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_torneio_internacional_tenis_cadeira_rodas_2022_06.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Clube de Ténis do Porto volta a ser o palco do ténis mundial em cadeira de rodas, desta sexta-feira a domingo. Nesta competição da Federação Internacional de Ténis estão já confirmados atletas que figuram no ranking internacional da modalidade e que irão disputar um prémio monetário de cinco mil dólares, nas categorias feminina e masculina.

A 6.ª edição do Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas do Porto conta com participantes de várias nacionalidades. Estão já confirmadas as presenças dos vencedores das finais masculina e feminina do torneio do ano passado, nomeadamente o francês Gaetan Menguy e a espanhola Lola Ochoa.

Gaetan Menguy é o atual 25.º ITF (sigla em inglês, International Tennis Federation) e contará com adversários à medida, entre os quais o britânico Andrew Penny, 44.º do mundo, o alemão Anthony Dittmar, a ocupar o 52.º lugar, ou o polaco Jakub Bukala, na 68.ª posição da hierarquia internacional. O atual detentor do título estará isento da primeira ronda, aguardando o desfecho do duelo que vai opor o português Paulo Matos Silva ao espanhol Daniel Prada Garcia.

Na competição feminina, Lola Ochoa ocupa a 44.ª posição do ranking mundial e terá como oponentes a norte-americana Elizabeth Williams (64.ª posição) e as italianas Silvia Morotti (65.ª) e Vanessa Ricci (87.ª).

A esquadra lusa será representada por Carlos Leitão, atualmente na 203.ª posição ITF, João Sanona, 342.º lugar, e ainda pelos jogadores José Machado Sousa e Mário Trindade. Leitão é o tenista português mais cotado em prova e terá pela frente o norte-americano Adil Boutahli, 101.º e sétimo pré-designado.

A participação feminina portuguesa estará assegurada pela tenista Manuela Oliveira, que se estreia em provas internacionais no Porto, com a italiana Silvia Morotti (65.ª).

A Câmara do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, volta a apoiar o evento que aposta na expressão e divulgação do desporto adaptado e inclusivo.