Sociedade

Sara Santos Silva

  • Notícia

    Notícia

Com criação e interpretação deTânia Dinis e Xana Miranda (XaTa Poesia) e textos de Pedro Bastos, o espetáculo ontem apresentado no Passeio de São Lázaro esteve integrado no Festival Varandas. Tratou-se de uma viagem pelo universo cinematográfico, não esquecendo a sabedoria popular e os Almanaques do Porto.

Apenas com quatro anos de atividade, o Festival Varandas já se tornou um evento marcante do verão portuense. A edição deste ano decorre ainda até 4 de setembro e apresenta três novos locais.


O Varandas alargou-se à Rua Chã, ao Passeio de São Lázaro e às Fontainhas, mas manterá as performances em Miragaia, Clérigos e Rua das Flores. Durante seis fins de semana, haverá espetáculos nas noites de sexta-feira e atividades para famílias nas manhãs de sábado. 


Em 2015, o festival tem sido dedicado ao Cinema mas não exibe qualquer filme. Fala-se de cinema através de outras artes, com homenagens aos cineastas do mundo, à música, à palavra, ao drama e à comédia, aos atores, aos amantes que ainda batem palmas no fim de um filme, ao que é nacional e ao que não é, e a esta cidade do mundo que é o Porto.