Cultura

Coliseu comemora Dia Mundial do Pensamento com debate sobre a intuição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Podemos_confiar_na_Intuicao_coliseu_01.jpg

DR

Há quem tenha na intuição a sua força invisível do processo de decisão, e até de criação artística. Mas como é que a intuição opera? E até que ponto podemos confiar nela? No Dia Mundial do Pensamento, que ocorre dia 22, o Coliseu Porto Ageas organiza a conversa "O Sexto Sentido - Podemos Confiar na Intuição?". O painel será constituído pela escritora Hélia Correia, o neuropsicólogo Miguel Moura e por José Neto, professor e investigador em Desporto de Alta Competição.

Nesta conversa de entrada livre, a escritora Hélia Correia, galardoada com o Prémio Camões em 2015 e um dos maiores nomes da literatura em Portugal, vai partilhar com o público o porquê de descrever a sua escrita como intuitiva.

O neuropsicólogo Miguel Moura irá explicar quais as conexões que ocorrem no cérebro quando recorremos à intuição e como é que ela opera, recolhendo informação sensorial e também conhecimento depositado nas memórias de experiências passadas.

Entrada livre

O painel fica completo com a presença de José Neto, histórico do futebol que colaborou com várias equipas técnicas, a nível nacional e internacional, nas áreas das ciências da educação e comportamento humano. Membro da equipa técnica de José Maria Pedroto no FC Porto, José Neto é mestre em Psicologia do Desporto e doutorado em Ciências do Desporto e vai explicar como a intuição é parte das competências e estratégias operacionais para uma melhor performance em contexto de alta competição.

Com moderação da jornalista Helena Teixeira da Silva, a conversa "O Sexto Sentido - Podemos confiar na Intuição?" acontece na próxima quinta-feira, às 18 horas, e insere-se no projeto "Mantras Coliseu", que, em cada mês, aborda uma temática diferente. Fevereiro tem como tema o binómio Intuição > Decidir, inspirado pelo momento eleitoral do próximo dia 10 de março.

A entrada é livre, mediante levantamento prévio de bilhete, a partir do dia 21, às 13 horas, na bilheteira do Coliseu, até à hora do debate (lotação sujeita à limitação do espaço).