Cultura

Concurso Internacional de Santa Cecília premeia talento musical

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto foi o epicentro da 26.º edição do Concurso Internacional Santa Cecília (CISC). Depois de, na semana passada, ter ocorrido a competição, foi altura de atribuir os prémios aos três finalistas, numa cerimónia na Casa da Música. O vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, representou o Município, que apoia e financia a estrutura que envolve o evento de grande prestígio mundial.

Aos três finalistas foram entregues prémios pecuniários, além da oportunidade de serem ouvidos em grandes palcos.

O chinês Zhexiang Li, que ficou em primeiro lugar, arrecadou 25 mil euros em dinheiro, atribuídos pela Câmara do Porto, mais cinco mil euros para a gravação de um disco pela KNS Classical, bem como um recital no Ciclo de Piano da Casa da Música, na Casa de Portugal André Gouveia (Paris) e na Hammerklavier –​ International Piano Series (Barcelona). Já o russo Sergey Belyavsky, que ocupou o segundo lugar, recebeu 15 mil euros. Na terceira posição ficou a russa Tatiana Dorokhova, que levou 10 mil euros.

“Saúdo os jovens músicos participantes cuja prestação foi incrível. Acreditamos muito na força criativa dos jovens, nos vossos valores, na vossa ação como construtores da paz e de uma Europa mais justa, mais coesa e mais solidária”, vincou Fernando Paulo, enaltecendo a importância para a cidade de receber um evento desta dimensão.

Porto como cidade educadora e de cultura

“Este festival é, seguramente, em Portugal, o concurso nacional com o maior número de participantes, com o maior número de países representado e com um júri internacional que se destaca pela notoriedade dos elementos que o compõem, que muita honra o Município, prestigia e afirma o Porto como cidade educadora e de cultura”, sublinhou o vereador da Educação e da Coesão Social.

Para o autarca é “uma honra e um privilégio testemunhar a elevada qualidade artística, o mérito e a relevância cultural do concurso, que tem hoje um grande prestígio nacional e internacional, cujo contributo para a divulgação e projeção de novos intérpretes, através da sua apresentação pública em diversos recitais e festivais nacionais e internacionais e em salas de concertos prestigiadas, é inestimável”.

O Concurso Internacional Santa Cecília é o maior e mais antigo concurso internacional de música realizado em Portugal.

O concerto de encerramento da categoria principal, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, foi dirigido pelo maestro britânico convidado Martin André.