Urbanismo

Concurso público lançado para estabilização de escarpas sobre o túnel da Ribeira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto, através da GO Porto - empresa municipal de Gestão e Obras do Porto, lançou, na passada quinta-feira, o concurso público para a empreitada de Estabilização de Escarpas do Barredo e Verdades, com publicação do anúncio no Diário da República.

A empreitada prevê trabalhos de estabilização definitiva dos taludes das Escadas do Barredo e da Senhora das Verdades, ambas sobre o túnel da Ribeira. Contempla a instalação de uma barreira provisória de proteção à Rua da Ribeira Negra, a desmatação das áreas das duas escarpas, a limpeza e o saneamento de blocos de pequenas dimensões e de zonas instáveis antes do início dos trabalhos de estabilização.

Numa segunda fase, as obras incidem em calçamentos com pedra argamassada e na contenção de blocos com risco de desprendimento. Está igualmente prevista a construção de uma viga em betão armado, ancorada, no topo do talude do Barredo, assim como a contenção de blocos com um sistema de rede de cabos e pregagens sistemáticas.

A intervenção tem um prazo previsto de execução de 150 dias (cerca de cinco meses).

O preço base do procedimento é de 208 mil euros e as propostas devem ser entregues até às 23:59 horas do dia 22 de fevereiro de 2024, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem, também, ser consultadas as peças do concurso.