Sociedade

Conselho Municipal da Juventude aprova plano de atividades para 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Atividades com novos formatos e dirigidas a novos públicos, tendo por base a ativação dos cinco Objetivos da Juventude do Porto, bem como celebrar o Ano Europeu da Juventude que se assinala em 2022, foram medidas aprovadas na primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude do Porto do mandato autárquico 2021-2025.

Em 2022, a Câmara do Porto vai lançar atividades específicas para os estudantes do ensino secundário (Encontro das Associações de Estudantes do Ensino Secundário) e a “Escola para Agentes de Mudança”, o “Café Democracia”, “Encontro de Técnicos de Juventude”, “Dia Aberto da Câmara do Porto” e dar continuidade ao “Capacita.te - Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos Juvenis”, “Debate A Tua Cidade” (com novo formato) e “Porto Youth Work Webinars 2.0”, este último considerado um dos formatos de maior sucesso do ano transato.

Os conselheiros desafiaram, ainda, a Câmara a potenciar o Ano Europeu da Juventude, o 48.º aniversário do 25 de abril e os campeonatos de desporto universitário.

O plano de atividades e orçamento para 2022 foi aprovado por unanimidade.

A estrutura esteve reunida na passada quarta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, num encontro que serviu, também, para eleger os secretários do Conselho: Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Mariana Barros Coelho, e Sociedade de Debates da Universidade do Porto, Rui Ramos, e o representante do Conselho Municipal da Juventude do Porto ao Conselho Municipal da Educação: Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (AEFPCEUP), Beatriz Castro Rodrigues.

Participaram na reunião 67 organizações juvenis, o número mais elevado desde que este órgão consultivo foi criado (ano 2000), incluindo associações de estudantes do ensino secundário e ensino superior, associações juvenis, juventudes partidárias e deputados à Assembleia Municipal.

“O elevado número de participantes é um sinal claro do interesse dos jovens e das organizações de juventude de estabelecerem sinergias com o Município, através da discussão de ideias e da cocriação de ações e políticas que permitam melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, afirmou a vereadora com o Pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Conselheiros consideram muito positivo balanço de 2021

Esteve a cargo de Catarina Araújo a apresentação do relatório de atividades da juventude 2021. A responsável política destacou a cocriação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude 2021, o Prémio Boas Práticas Erasmus+ (Agência Nacional Erasmus+) que a Câmara do Porto recebeu alusivo ao processo de construção da Estratégia da Juventude 4.0 e a distinção como membro-fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude (FNAJ).

Medidas como o alargamento do andante gratuito para jovens 13-18, as soluções para a criação de novas residências universitárias, o lançamento do cartão Porto., que conta com benefícios específicos para os estudantes, e os apoios extraordinários às organizações de juventude, através do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, e a Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto, foram consideradas muito positivas e de grande importância.

“Nunca estamos satisfeitos, queremos sempre fazer mais e melhor. Queremos continuar a cocriar com os jovens e trabalhar para os jovens. Temos a missão e obrigação de trabalhar e reforçar competências para uma cultura democrática e apontar à efetiva cocriação de políticas transversais e integradoras”, sublinhou a responsável pelo Pelouro da Educação, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.