Cultura

Cultura em Expansão apresenta últimos espetáculos do ano

  • Notícia

    Notícia

O Cultura em Expansão apresenta os dois últimos espetáculos do ano esta semana, no Passos Manuel e no Teatro Rivoli.

Já amanhã, quarta-feira, às 19,30 horas, o Grupo Operário do Ruído dar-se-á a conhecer no Passos Manuel, apresentando o “Atlas de Instrumentos Utópicos”. Este projeto de criação colaborativa de música, criado pela Sonoscopia ao longo de 2020, resulta de um desafio lançado à comunidade que foi sendo construído ao longo dos últimos meses sob a direção artística do músico e compositor portuense Henrique Fernandes. Aberto à participação de todos, fazendo uso de todo o tipo de instrumentos musicais, convencionais ou insólitos, este instrumentário foi desenvolvido para zonas de liberdade, onde todos os sons são igualmente importantes, passíveis de serem transformados em música, por qualquer pessoa.

Na sexta-feira, 18 de dezembro, também às 19,30 horas, os Blind Zero aceitaram o desafio de partilhar a sua música com a Orquestra Juvenil da Bonjóia e vão apresentar um concerto especial no Teatro Municipal do Porto - Rivoli que assinala o encerramento do Cultura em Expansão deste ano. A banda portuense conquistou o público e a crítica da especialidade nos anos 90. Com 25 anos de percurso, oito álbuns de originais editados, distinções, concertos em Portugal e na Europa, os Blind Zero colaboraram também com diversos artistas e bandas, desde os Mind Da Gap a Jorge Palma ou Dana Colley.

Já a Orquestra Juvenil da Bonjóia foi criada em 2011, no âmbito do projeto Música para Todos, promovido pela Câmara do Porto e pelo Curso de Música de Silva Monteiro. Tem como objetivo a promoção do ensino de música integrado junto das comunidades dos bairros do Cerco e do Viso e conta hoje com cerca de uma centena de crianças de diferentes escolas e bairros do Porto. No concerto no Teatro Rivoli, os violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais, saxofones, trompetes, oboés e guitarras que a compõem dividirão palco com os Blind Zero, num espetáculo de reinterpretação conjunta da música da reconhecida banda portuense.

Ambos os espetáculos serão de entrada gratuita, sendo obrigatório o levantamento de bilhete (máximo de dois por pessoa) no próprio dia. No Passos Manuel, os bilhetes podem ser levantados a partir das 17,30 horas e, no Teatro Rivoli, a bilheteira estará aberta a partir das 13 horas.

Todas as informações referentes ao Cultura em Expansão podem ser consultadas na página oficial, no Facebook e no Instagram.