Cultura

Cultura em Expansão começa novembro com duas estreias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_cultura_em_expansao_teatro_de_objectos_do_porto_01.jpg

DR

O programa Cultura em Expansão sai dos seus quatro territórios habituais para a estreia da peça "TOP - Teatro de Objetos do Porto", do Teatro de Ferro, que terá lugar na Casa da Cultura de Paranhos, às 19h30 desta sexta-feira, 3 de novembro.

Segue-se, no sábado, às 17 horas, a apresentação do projeto "Memoratório… Miragaia foi à Guerra", da Confederação e Maria José Lobo Antunes, no auditório do Grupo Musical de Miragaia.

Com quatro datas de apresentação previstas, para além desta primeira (no Espaço Raiz, a 17 de novembro, na Casa da Beira Alta, a 30 de novembro, e na Galeria Comunitária de Aldoar, a 7 de dezembro), a nova criação do Teatro de Ferro, a quem se junta no texto e dramaturgia Regina Guimarães, promete ser "um espetáculo de variedades eventualmente bem-humorado, um tanto musical, possivelmente explosivo, comoventemente lúcido e um pouco delirante". Partindo de objetos que definem a cidade do Porto, os quais poderão dar origem a uma cena, um truque, uma rábula, uma dança, um poema ou uma canção, "TOP - Teatro de Objetos do Porto" revisita os códigos do teatro de revista e do talk-show, assim como de "uma grande inovação mundial: da natureza-morta-animada". Com entrada gratuita, limitada à lotação da sala, já é possível fazer reserva para assistir a este espetáculo, através do email culturaemexpansao@agoraporto.pt.

Já no sábado, a Confederação e Maria José Lobo Antunes apresentam o resultado do trabalho de residência, no âmbito do projeto "Memoratório… Miragaia foi à Guerra". Partindo do encontro com habitantes de Miragaia e com as suas coleções fotográficas, este projeto pretende revelar as muitas formas através das quais as estórias das vidas destas pessoas se cruzaram com a história recente da cidade do Porto, do país e do mundo. À semelhança da maioria dos espetáculos do Cultura em Expansão, a participação nesta apresentação é gratuita, mediante o levantamento de bilhete no próprio dia, no local, a partir das 16 horas.

Em contagem decrescente para o fim da sua décima edição, a agenda do mês de novembro do Cultura em Expansão inclui ainda a apresentação de novas "Obras Portuenses da Década de 20", desta feita da autoria dos compositores António Pinho Vargas, Carlos Guedes, Olívia Silva e Pedro Junqueira Maia (Igreja de São Pedro de Miragaia, a 10 de novembro), "Uma Taça é a Torre entre Horizonte e Oásis", de Svenja Tiger (Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, a 18 de novembro) e "Acrescenta um ponto", do laboratório criativo Maria Zimbro (com ponto de partida no Largo de S. Pedro, Azevedo, a 25 de novembro).

Mais informações podem ser consultadas no site do programa municipal.