Turismo

Dia de Santiago de Compostela celebrado no Porto com tradição galega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Dia de Santiago de Compostela, celebrado a 25 de julho, foi assinalado pelo Município com a realização de um momento de confraternização entre os peregrinos alojados no Albergue de Peregrinos do Porto e a comunidade local. O ponto alto da noite foi a realização de uma tradição galega.

A celebração contou com a presença da vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que, ao dar as boas-vindas aos peregrinos, salientou a importância que os Caminhos de Santiago têm para o posicionamento internacional da cidade.

"Iniciativas como a de hoje [Dia de Santiago de Compostela], que contou com a tradicional Queimada Galega, integram-se na estratégia municipal que valoriza as tradições e o património imaterial, conjugado com uma visão de cidade contemporânea e cosmopolita, aberta ao mundo, como comprova a presença das várias nacionalidades internacionais de peregrinos neste evento, acolhido pelo Albergue de Peregrinos do Porto", realçou Catarina Santos Cunha.

gco_dia_de_santiago_2024_13.jpg

A celebração, que teve início com a bênção de Peregrinos, na Catedral do Porto, encerrou no Albergue de Peregrinos do Porto com a dinamização de diversas atividades, incluindo a Queimada Galega, um ritual celta antigo, cujo propósito era dar alento aos peregrinos para enfrentarem as noites frias e, assim, conseguirem continuar a sua jornada.

A aposta na qualificação da oferta é fulcral para qualquer destino e a certificação do Caminho Português da Costa, em 2022, e do Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, em 2023, "foram fundamentais para valorizar estes traçados e para o aumento exponencial do número de peregrinos, essencialmente estrangeiros", destacou a vereadora do Turismo e da Internacionalização.

gco_dia_de_santiago_2024_30.jpg

A autarca sublinhou ainda que estes reconhecimentos contribuíram para colocar a cidade do Porto "como o segundo ponto de partida mais importante, a nível mundial". Em 2023, partiram da Invicta 46.263 peregrinos, o que simboliza um aumento de cerca de 13% face a 2022.

Na celebração estiveram também presentes o presidente da Entidade Regional do Turismo Porte e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o cónego Colin Travers, da St. James Anglican Church, e uma representante do Centro de Estudos Jacobeus.