Sociedade

Direção da Federação Académica do Porto recebida nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a vereadora com o pelouro da Juventude, Catarina Araújo, receberam, na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, a presidente e o vice-presidente da Federação Académica do Porto (FAP) nos Paços do Concelho. Ana Gabriela Cabilhas e João Fonseca foram reeleitos no início do mês para ser a voz dos estudantes universitários da cidade.

Depois de um primeiro mandato, iniciado em 2020, a estudante do mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Universidade do Porto tornou-se a primeira mulher a ser reconduzida no cargo. Até hoje, apenas por duas vezes a FAP foi dirigida no feminino.

Para este segundo mandato, a dirigente estudantil coloca como prioridades “garantir que o elevador social funciona sem avarias, e que o sistema de ação social se configura mais robusto”. “Olhando para a minha geração, com o desalento na construção do projeto de vida e com a atual pandemia do desemprego jovem, são bandeiras prioritárias a promoção do emprego qualificado digno, que valorize o investimento feito em educação, o inverno demográfico que assola Portugal e a agenda climática”, destaca.

Enquanto presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas é representante do Conselho Municipal da Juventude e participou ativamente na elaboração da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, que assenta em cinco objetivos gerais, identificados pelos jovens: empregabilidade; aprendizagens de qualidade; diversidade e igualdade de oportunidades; ambiente e desenvolvimento sustentável; e participação.

“Além de reforçar a participação jovem, este foi um verdadeiro processo de cocriação, em que os jovens sentiram, à medida que o processo ia avançando, que os seus contributos eram considerados nesta mesma estratégia” afirmou Ana Gabriela Cabilhas na reunião de apresentação da estratégia ao Executivo municipal, aludindo “ao maior sentimento de pertença”.