Cultura

Dos 90 anos para o futuro, arrancam hoje seis dias de aniversário do Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fachada_rivoli_jan.jpg

Miguel Nogueira

Cerca de 90 protagonistas reúnem-se em seis dias para apresentar nove presentes de aniversário. A festa dos 90 anos do Teatro Rivoli é feita de artistas da cidade e arranca hoje, terça-feira, fora de portas com a instalação “POROMECHANICS”, de Catarina Miranda, inaugurada às 19,30 horas no Maus Hábitos.

Até sexta-feira, há uma escultura de uma baleia bicéfala, em posição de sono e em diálogo com uma coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, para visitar. O projeto ganhou vida a partir da peça de dança “CABRAQIMERA”, apresentada no Festival Dias da Dança, em abril do ano passado.

“A iniciativa de retratar diferentes artistas, momentos após terem sido induzidos a estados de imersão, por meio de ativação física e sonora, vem potenciar a ideia de acesso às suas caixas negras, promovendo a ativação do sistema nervoso parassimpático e a aparição do discurso subconsciente”.

Mas este é só o primeiro dia de uma programação que, nas palavras do diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, pretende afirmar-se como “uma ode aos artistas do Porto e um grande agradecimento pela resiliência e pela capacidade inventiva e de trabalho de todos”.

Na quarta-feira, há três propostas, espalhadas por três espaços diferentes. Às 18 horas, os Paços do Concelho abrem-se para o lançamento de uma edição dupla dos Cadernos do Rivoli, organizada por Tiago Bartolomeu Costa, com o foco direcionado para a observação do modo “como um teatro pode testemunhar a cidade, nela tomando parte e, a partir dela, contribuir para a memória coletiva e cultural”.

No palco do Grande Auditório do Rivoli, a companhia teatral portuense Palmilha Dentada junta-se ao aniversário com o seu mais recente espetáculo, “12 Efeitos de Luz”, a história sobre “o interior da cabeça de um homem que está num banco de jardim a dar milho aos pombos”, e onde a luz “marca o ambiente, apoia na vivência emocional do espetáculo e pode até ser apoio dramatúrgico, marcando por exemplo a passagem de tempo”. Começa às 19,30 e volta a apresentar-se a 20, 22 e 23 de janeiro.

Também a 19, e um dia antes do habitual, o Rivoli traz uma sessão especial de aniversário das Quintas de Leitura. “ No teu rosto começa a madrugada” é o tema que agrega “nove poetas de gerações diferentes, todos indissoluvelmente ligados a este Porto de aço, onde a palavra liberdade é inoxidável”. Por ser época de festa, há nova sessão, no dia seguinte, ambas às 22 horas, no Coliseu Porto Ageas.

Dança, teatro, música e circo contemporâneo em diferentes espaços

Na quinta-feira, o convite do Rivoli estende-se a escolas e famílias com teatro e circo. De 20 a 23 de janeiro, Inês e Teia Campos vão até ao Teatro do Campo Alegre com o espetáculo “CASTOR & POLLUX – considerate lilia”, um projeto biográfico, onde as irmãs revisitam o arquivo de filmagens do pai.

Nos mesmos dias, mas no Palácio do Bolhão, a companhia Erva Daninha apresentam “Dual SIM”, protagonizado por dois malabaristas que se colocam o desafio da partilha constante e obrigatória de todos os recursos.

Ainda a 20, com repetição a 21, estreia também “FINISSAGE”, de Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo, um espetáculo multidisciplinar que pretende debruçar-se sobre a identificação e a exploração dos protocolos e padrões comportamentais inevitavelmente associados ao espaço museológico.

“Lowlands” é o espetáculo de dança coreografado por Helder Seabra que sobe ao palco do Rivoli nos dias 21 e 22. Nesta peça para oito intérpretes, o criador mergulha abaixo do nível do mar, na “mente inconsciente”, e guia os artistas e o público numa viagem através da “sala de espera mental”.

Os últimos a entrar na festa de aniversário do Rivoli são os HHY & The Kampala Unit, que põem dub, o techno, a percussão visceral e os sopros marciais misturados num espaço onde o trance é condutor de paisagens sintéticas. Dias 22 e 23, às 23 horas, no subpalco do Rivoli.

A entrada para todas as atividades é gratuita mediante levantamento de bilhetes (num máximo de dois bilhetes por pessoa, por espetáculo) na bilheteira do Rivoli ou na BOL, a partir das 10 horas, nos próprios dias das sessões.

Toda a programação especial de aniversário pode ser acompanhada na página do Teatro Municipal do Porto.