Economia

Ecossistema municipal fornece contributos para realização do Relatório de Desenvolvimento Sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de 90 stakeholders, reunindo todas as unidades orgânicas da Câmara do Porto, assim como empresas municipais, duas participadas e as juntas de freguesia deram os seus contributos para a realização da 7.ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável do Município do Porto.

O documento, cuja primeira edição remete a 2017, expõe a forma como o Município está a gerir o ecossistema da cidade e traça uma perspetiva sobre as principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2023.

Para a elaboração do relatório é crucial a etapa de auscultação, que decorreu entre os meses de março e maio e que incluiu, ainda, o envolvimento de diversos representantes da sociedade civil. Durante esse período foram realizados oito workshops no sentido de aferir as sensibilidades dos stakeholders internos relativamente às diversas áreas de sustentabilidade.

Para os stakeholders externos, foram realizados dois focus groups. Inédita, este ano, foi a auscultação do Executivo Municipal, o que permitiu alargar o grupo de stakeholders considerados nesta etapa do processo.

Foi aplicada uma metodologia de análise baseada nos princípios da dupla materialidade, contemplando a materialidade de impacto e a materialidade financeira, com o objetivo de compreender quais os temas mais relevantes para os stakeholders.

A 7.ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável será apresentada durante o último trimestre de 2023.