Sociedade

Destino turístico cresceu 16,7%

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Nuno Nogueira Santos

Os últimos
dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos
ao período de janeiro a novembro de 2015 comprovam que o ano passado foi
extremamente positivo para o turismo e para a promoção internacional do Porto e
Norte de Portugal enquanto destino turístico.


Fazendo um
balanço, o Porto e Norte registou um total de mais de três milhões de dormidas
de estrangeiros no destino, o que representa um
crescimento de 16,7% face aos números verificados no período homólogo de 2014.
De acordo com os dados do INE, de janeiro a novembro de 2015, foram alcançadas
3.086.200 dormidas de estrangeiros, mais 442.100 do que as verificadas em igual
período do ano anterior. A lista dos mercados que mais visitam o destino
continua a ser liderada por Espanha, França e Brasil.


De acordo
com Rui Moreira, presidente da Associação de Turismo do Porto (ATP), "estes
números materializam e são fruto do esforço que a Associação de Turismo do
Porto tem vindo a desenvolver, em conjunto com os seus associados, no sentido
de trabalhar, de forma contínua, para o incremento turístico do Porto e Norte,
procurando, de uma forma sustentada, qualificar o turismo, aumentar a procura,
alcançar notoriedade e o reconhecimento internacionais, vetores de que
presentemente já beneficiamos."


De recordar
que a Associação de Turismo do Porto é a agência responsável pela promoção e
comercialização do destino Porto e Norte junto dos mercados externos e o único
organismo certificado pela Confederação do Turismo Português para exercer essa
função, tendo para esse fim assinado um contrato com o Turismo de Portugal.


Entre os
principais contributos para este desempenho de sucesso destacam-se as diversas
ações que a Associação de Turismo do Porto realizou em parceria com companhias
aéreas (na promoção do destino e na captação de novas rotas e ligações aéreas),
bem como as iniciativas organizadas junto da imprensa e dos operadores do setor
do turismo internacional e ainda o lançamento de uma nova campanha publicitária
digital, instrumentos de promoção definidos como prioritários.


Ao longo de
2015, a Associação de Turismo do Porto apoiou a realização de 100 Press Trips
(ações direcionadas para a imprensa internacional), que contaram com a
participação de 362 jornalistas e fotógrafos provenientes de vários mercados;
de 52 Fam Trips (visitas de apresentação do destino a agentes e operadores
turísticos estrangeiros), que contaram com um total de 681 participantes; e
acolheu 6 visitas de inspeção, tendo em vista a captação de congressos
internacionais para o destino, que reuniram a participação de 19 participantes.


A realização
destas ações revela a proficuidade da parceria estratégica da Associação de
Turismo do Porto, que conjuntamente com o Turismo de Portugal e com os seus
associados (atualmente com cerca de 200 associados, entre autarquias,
instituições e empresas, públicas e privadas), tem vindo a dinamizar o Destino
"Porto e Norte a Essência de Portugal".


A marcar o
ano de 2015 esteve também a concretização de um novo modelo organizacional e de
negócio, que passou a reunir numa única organização - Associação de Turismo do
Porto - o acolhimento, a comercialização e a promoção do destino, e que se tem
revelado um contributo fundamental para posicionar o desenvolvimento turístico
do Porto e Norte num patamar muito superior.


De forma a
dar continuidade a este percurso de sucesso, a Associação de Turismo do Porto
tem já definido um plano de atividades para 2016 que conta com um orçamento
próximo dos 4,7 milhões de euros e que foi recentemente aprovado, por
unanimidade e com um elevado grau de representatividade dos diversos
associados, na última Assembleia Geral da Associação. Este valor corresponde a
um incremento de cerca de 2,7 milhões de Euros em dois anos, o que, na opinião
de Rui Moreira "irá permitir ao Porto e Norte continuar a trilhar o seu caminho
de sucesso e fortalecer, de forma sólida, consistente e sustentável, o
posicionamento do destino".