Sociedade

Encontro temático reuniu agentes de inovação social da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Um Brinde a 2022” reuniu nas instalações do Porto Innovation Hub diversos intervenientes no ecossistema de empreendedorismo e inovação social da cidade do Porto para o último meetup temático do ano, na passada terça-feira.

A iniciativa pretendeu assinalar diversos acontecimentos que envolveram o trabalho do Centro de Inovação Social do Porto – CIS Porto, centro que tem como objetivo principal promover uma maior cultura de empreendedorismo e inovação social na cidade.

A abertura do evento esteve a cargo do vereador dos pelouros da Habitação e Coesão Social e da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, que realçou o papel destes encontros temáticos, iniciados em 2019, e com uma adesão e interesse crescentes por parte dos diversos participantes.

Para o vereador os meetup temáticos têm assumido um papel “na consolidação de uma comunidade de reflexão, debate e relações interinstitucionais em torno do empreendedorismo e da inovação social, robustecendo o know-how existente na cidade sobre estas matérias e fortalecendo uma dinâmica (intra)empreendedora e promotora de iniciativas de inovação social entre as organizações sociais participantes e o público em geral”.

Centro de Inovação Social do Porto enquanto agente catalisador para a área social

Na sua nota de abertura, o vereador que tutela a coesão social na Câmara do Porto destacou o papel que o Centro de Inovação Social do Porto – CIS Porto tem desempenhado, enquanto agente catalisadore de sinergias da sociedade civil, dos agentes económicos e dos parceiros sociais.

O CIS Porto tem como propósito promover o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas de desenvolvimento, empreendedorismo, intraempreendedorismo e inovação social. Quer, igualmente, ajudar a despertar e sensibilizar a população para a importância do empreendedorismo social e facilitar a promoção de iniciativas de empreendedorismo e inovação social, incluindo a partilha de boas práticas entre empresas e organizações do terceiro setor e o apoio a projetos com potencial de inovação social no concelho.

Ao longo dos últimos três anos, o centro tem desenvolvido workshops de capacitação dirigidos a técnicos/as e dirigentes das organizações da Rede Social do Porto. No que concerne ao apoio aos projetos de âmbito social, disponibiliza a Bolsa de Consultores em Inovação Social, que permite às organizações ou equipas acederem a serviços de consultoria a custo zero, num conjunto de áreas específicas fundamentais para a consolidação e crescimento estruturado e sustentável dos projetos de inovação social. Destaque, ainda, para o Programa de Mentoria, enquanto outra resposta de apoio que visa prolongar o processo de aprendizagem, através de um apoio estruturado aos projetos, independentemente da fase do ciclo de vida em que se encontrem. Com o acompanhamento neste programa, as iniciativas sociais ganham competências, contactos e ferramentas necessárias para evoluir, crescer e aumentar o seu impacto na comunidade.