Cultura

Escolas artísticas sobem aos grandes palcos culturais da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_programa_TMP_13.jpg

Filipa Brito

O Teatro Municipal do Porto é também casa das escolas artísticas da cidade e julho é o mês em que o Rivoli e o Campo Alegre se abrem ao trabalho levado a cabo por estas escolas. Desta sexta-feira, dia 5, até 13 de julho, o balleteatro, a Escola Superior Artística do Porto e a Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto apresentam trabalhos finais.

Findas as programações artísticas, julho é o mês em que as escolas artísticas da cidade se apresentam nos palcos do Rivoli, Campo Alegre e ainda do Teatro Carlos Alberto, neste programa em colaboração com o Teatro Nacional São João. Nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de julho, no Pequeno Auditório do Rivoli, é apresentado "Mestre de Cerimónias", um espetáculo de final de curso dos estudantes de Artes Dramáticas - Formação de Atores, da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, que conta com texto, encenação e espaço cénico de Marta Freitas Almendra.

Nos mesmos dias — mas no outro polo do TMP —, estudantes do primeiro ano do curso de Dança e do curso de Teatro do balleteatro escola profissional apresentam os respetivos trabalhos finais de ano letivo: "A viagem do herói e das outras todas", com direção de Mafalda Lencastre, e "Modos de Existir", com coreografia de Elisabete Magalhães, em formato double bill. As apresentações são às 19h30, em ambos os dias, no Auditório do Campo Alegre.

Na semana seguinte, regressamos ao Pequeno Auditório do Rivoli. Na sexta-feira, dia 12 de julho, e no sábado, dia 13, é apresentado "Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias", de Matéi Visniec, com direção e encenação de João Branco, interpretado por estudantes de terceiro ano da licenciatura em Teatro da Escola Superior Artística do Porto.

Este programa pretende reforçar as pontes entre a formação académica e a projeção de um futuro profissional, contribuindo para o confronto de estudantes com representantes do tecido artístico e favorecendo a sua futura integração de artes cénicas e performativas.

Os bilhetes para cada espetáculo custam sete euros, aplicando-se os descontos habituais, e podem ser adquiridos nas bilheteiras do Teatro Rivoli, do Teatro Campo Alegre e na Bilheteira Online. Mais informações disponível no site do Teatro Municipal do Porto.