Economia

Estudantes da FEP sentem o "pulsar" do desenvolvimento económico do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Doze grupos de estudantes de mestrado da Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto apresentaram, esta quarta-feira, no Pólo Zero da Federação Académica do Porto (FAP), os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos de cooperação existente entre o Município do Porto e a Academia (Academia Viva).

A sessão contou com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, do diretor da FEP, Óscar Afonso, stakeholders do ecossistema e da Academia.

Os alunos de mestrado da FEP tiveram por base a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto (Pulsar). O Município do Porto, através do Gabinete de Informação e Estudos Estratégicos, propôs aos estudantes da unidade curricular de Laboratório de Problemas Económicos, do Mestrado em Economia, que realizassem uma caraterização do tecido empresarial do concelho, tendo por base a segmentação proposta no documento estratégico.

amerca_apresentacao_cooperacao_academica_fep_uporto_2024_21.jpg

Os clusters identificados no programa municipal e alvo de estudo por parte dos estudantes foram: Saúde e Ciências da Vida, Energia Verde e Circular, Turismo, Comércio, Cultura e Indústrias Criativas, Economia Azul, Imobiliário e Construção, TIC e Centros de Serviços.

O desafio foi materializado por 12 grupos de estudantes, evidenciando diferentes abordagens e perspetivas sobre o tecido empresarial que compõem a cidade (incluindo análise do número de trabalhadores, especialização produtiva dos clusters e os setores constituintes, valor acrescentado bruto (VAB), volume de negócios e perspetivas de crescimento dos mesmos), refletindo análises críticas e fundamentadas na literatura.

Um dos grupos apresentou ainda uma caraterização geral sobre o tecido empresarial da cidade, potenciando uma visão holística e macro do ecossistema.

Em complemento ao objetivo proposto, alguns estudantes, por meio de análises de benchmarking com outras cidades europeias equiparáveis ao Porto do ponto de vista económico, estratégico e/ou social, apresentaram ainda sugestões de políticas públicas a serem implementadas na cidade com vista a impulsionar o crescimento dos setores em estudo.

Os trabalhos desenvolvidos serão disponibilizados para consulta no data hub do Município, Leme.

amerca_apresentacao_cooperacao_academica_fep_uporto_2024_22.jpg