Mobilidade

Executivo propõe viagens gratuitas para quem tem cartão Porto.

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cartao_porto._2024.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Em sintonia com a estratégia de promoção do uso do transporte público, o Município do Porto quer oferecer 22 viagens gratuitas, para duas zonas do sistema Andante, para usufruto, durante um ano, por todas as pessoas que tiverem cartão Porto. Proposta para protocolo com a Transportes Intermodais do Porto (TIP), com uma dotação máxima global de 3,8 milhões de euros, é votado na reunião de Executivo de segunda-feira.

A medida Porto. Viagens Ocasionais disponibiliza as viagens a partir do primeiro dia útil após a adesão e até ao final do ano civil respetivo.

O protocolo com a TIP é válido até ao final de 2025 e pode ser renovado por um ano, sendo que a dotação orçamental do programa ascende a um máximo de 1,7 milhões de euros em 2024 e 2,1 milhões no próximo ano.

Para lá destas 22 viagens, os titulares do cartão Porto. podem carregar outros títulos Andante, como passes ou viagens ocasionais, a suas expensas e de acordo com o tarifário em vigor a cada momento. Os cartões podem ser carregados como o Andante, em todos os pontos de venda, físicos ou virtuais.

A medida surge em sequência do programa do Governo que garante a gratuitidade de uso de transporte público para jovens até aos 23 anos, tornando redundante o programa do Município do Porto que disponibiliza transporte gratuitos para passageiros entre os 13 e os 18 anos.

Em 2023, foram investidos mais de 3,28 milhões de euros em 12.338 cartões emitidos, cujo crescimento corresponde a mais 29% dos do ano anterior.

"O Município do Porto está comprometido em manter uma política de mobilidade sustentável e alcançar a neutralidade carbónica até 2030, pelo que conceder 22 viagens simples para 2 zonas a todos os titulares do cartão Porto não só estimula, mas também promove ativamente o uso do transporte público", sustenta a proposta, assinada pelo presidente da Câmara.

Atualização: proposta aprovada com a abstenção do Bloco de Esquerda e os votos a favor dos restantes vereadores.