Sociedade

Faleceu o arquiteto José Carlos Loureiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_arquiteto_Jose_Carlos_Loureiro_01.JPG

DR

A Câmara do Porto lamenta a morte do arquiteto José Carlos Loureiro, ontem, 31 de agosto, aos 96 anos, na sua residência em Valbom, Gondomar.

Com uma obra extensa e diversificada, José Carlos Loureiro foi autor, na cidade, do Pavilhão dos Desportos, (1955), atual Pavilhão Rosa Mota, que se situa nos jardins do Palácio de Cristal, talvez uma das suas obras mais icónicas. Também no Porto, do seu espólio fazem parte o edifício Parnaso, na zona da Boavista, o edifício-sede da Companhia de Seguros Tranquilidade e o Hotel D. Henrique, alguns em coautoria com o arquiteto Luís Pádua Ramos, com quem trabalhou em associação, a partir de 1960.

Natural da Covilhã, licenciou-se pela Escola de Belas Artes do Porto, tendo sido, em 2009, agraciado pelo Município com a Medalha municipal de Mérito, grau ouro.

"José Carlos Loureiro praticou Arquitetura de uma forma comprometida, generosa e apaixonada, sempre demonstrando uma invulgar sintonia entre a arte de bem desenhar e a arte de bem construir", escreveu a Fundação Marques da Silva a quem doou o seu acervo profissional em 2013.

O corpo estará em câmara ardente a partir da tarde desta quinta-feira, na Capela da Ressurreição, em Valbom. O funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, às 11 horas.