Cultura

Feira do Livro do Porto de portas abertas para honrar o poeta da luz

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Arrancou, esta sexta-feira, a 11.ª edição da Feira do Livro do Porto. Até dia 8 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal são casa de 115 livreiros, alfarrabistas, editoras, distribuidores e entidades públicas e privada. Ao longo de duas semanas, os visitantes podem ainda mergulhar numa programação cultural diversificada em homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.

A Feira do Livro do Porto está de regresso à Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal. Além de terem a oportunidade de visitar 130 pavilhões, nos quais os livros são reis, os visitantes podem ainda usufruir de uma programação cultural robusta, que, este ano, é inspirada nos versos de Eugénio de Andrade.

Esta sexta-feira, dia 23 de agosto, o festival literário abriu portas às 12 horas, com os primeiros curiosos a fazerem fila para verem de perto as novidades trazidas pelos livreiros. O dia segue com um dos pontos altos da programação do evento, a inauguração da exposição “Post Scriptum Sobre a Alegria”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) – Gabinete Gráfico, que decorre às 17 horas.

Ao final do dia, pelas 19 horas, é a vez do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, percorrer os stands na Avenida das Tílias. À mesma hora, Gisela João vai entrar em palco na Concha Acústica, com o ciclo “É a Música, Este Romper do Escuro”.

Mais de 100 atividades para miúdos e graúdos

No primeiro fim-de-semana de Feira do Livro, é também dado o arranque às iniciativas dedicadas à vida e obra do autor homenageado. No sábado, dia 25 de agosto, pelas 15 horas, Eugénio de Andrade vai ser recordado na cerimónia de atribuição da Tília de Homenagem, em que uma das árvores do local passará a eternizar o seu nome. A homenagem ao poeta prolonga-se com a conversa “Arco e Flecha: Temas de Eugénio Hoje”, que terá início às 16 horas na BMAG.

A festa continua pelas 19 horas na Concha Acústica, com um concerto de Tiago Nacarato. O músico vai dar seguimento ao ciclo “É a Música, Este Romper do Escuro”, que, sempre no mesmo local e no mesmo horário, também irá receber nomes como EU.Clides, Milhanas ou Poetry Ensemble, entre outros.

Tal como nos anos anteriores, estão previstas atividades direcionadas para públicos de todas as idades. O programa da Feira do Livro do Porto 2024 prevê 16 conversas, 15 sessões especiais de poesia e humor, quatro sessões de cinema, 21 concertos, sete apresentações de livros e mais de 50 atividades para bebés, infantojuvenis e famílias. São mais de 100 as atividades que vão preencher os diferentes espaços dos Jardins do Palácio de Cristal.

O recinto abre de segunda a sexta-feira às 12 horas e ao fim de semana às 11 horas. Entre domingo e quinta-feira, a feira recebe visitantes até às 21 horas, enquanto às sextas-feiras e sábados se prolonga até às 22 horas.

Toda a programação e informações sobre a Feira do Livro do Porto 2024 podem ser consultadas na página do evento.