Desporto

Festa na Baixa dá o pontapé de saída a uma era de esperança para os dragões

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Miúdos e graúdos saíram às ruas da Invicta para celebrar o regresso do evento "FC Porto na Baixa", que já não pintava as ruas da cidade há cinco anos. Foi no Largo Amor de Perdição que, esta quinta-feira, milhares de adeptos viram em primeira mão os novos equipamentos para a época 2024/2025, estiveram mais perto dos ídolos portistas e mostraram que a chama que arde por novas conquistas continua acesa.

Núria foi ver o "dragão e a dragona" – como quem diz o Draco e a Viena (as duas mascotes da equipa azul e branca) -, Rodrigo estava ansioso por contemplar os novos equipamentos e Letícia já só pensava em estar a poucos metros dos ídolos. Na linha da frente, os "dragões" de palmo e meio não arredaram pé das grades, junto ao palco, para não perderem pitada do espetáculo, que durou cerca de seis horas e deixou os adeptos a vibrar.

Há cinco anos que o evento "FC Porto na Baixa" não acontecia e, em época de mudanças no clube, como frisaram muitos adeptos presentes entre o mar azul e branco, os aficionados aproveitaram para "tirar a barriga de misérias".

nmc_festa_nova_temporada_fcp_2024_09.jpg

"Vim matar saudades deste ambiente", confessou Rafael, que também quis estar "mais perto dos jogadores". Sócio "desde que nasceu", o portuense reconheceu que estava mais ansioso por ver o guardião das redes, mas também para assistir ao que considera ser um momento de viragem no seu clube do coração.

Tenho fé que, este ano, o Porto vai ser campeão

"O Diogo Costa é aquele nível, muito devido ao que fez na Seleção e porque é um dos meus jogadores preferidos do plantel", referiu o jovem, acrescentando: "Como se está a iniciar uma nova era no dragão, acho importante voltar ao que foi deixado de bom e ter também outras iniciativas que aproximem os adeptos do clube".

O sentimento de entusiamo pelo que muitos apelidam de "início de nova era" mostrou-se transversal a todos os presentes e isso foi notório assim que o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, chegou ao recinto. O novo líder foi aplaudido pelos adeptos, que não se contiveram entre autógrafos e abraços.

nmc_festa_nova_temporada_fcp_2024_02.jpg

Maria de Fátima, "sócia do FC Porto ainda antes de ser batizada", foi de propósito até ao Largo Amor de Perdição para vivenciar o espírito portista, considerando que esta "é uma forma de ver os jogadores, o novo presidente e os artistas". "É tudo muito lindo", exclamou a portista de 76 anos, ao admitir: "Tenho fé que, este ano, o Porto vai ser campeão".

Já para Vicente Matos, de 17 anos, a presença no evento "FC Porto na Baixa" é uma estreia que não vai esquecer. "Não tive oportunidade de vir às outras festas porque era mais novo. Vim hoje e, a partir de agora, vai ser sempre", assegurou, ao envergar, com orgulho, o emblema portista ao peito.

Para a época desportiva que agora se inicia, o sócio portista não tem dúvidas: "Vamos ganhar tudo. A começar no dia 3 [de agosto] e a acabar em maio, com a Liga Europa". Ainda assim, reconhece que "o mais importante é ter os adeptos todos juntos a vivenciarem este ar novo que está a vir para o clube e que só o beneficia".

A festa, que teve como ponto alto o desfile dos novos equipamentos para a época 2024/2025 – envergados pelos 39 atletas, de modalidades como o futebol masculino, feminino e formação, hóquei, basquetebol, natação, boxe, bilhar, voleibol ou desporto adaptado –, contou ainda com música (assegurada pela Orquestra Bamba Social, Tiago Nacarato, Mundo Segundo e DJ Zanova), animação e um espetáculo de luz e pirotecnia.

nmc_festa_nova_temporada_fcp_2024_45.jpg

O desfile de estrelas foi encerrado com chave de ouro, quando os adeptos foram convidados a erguer os cachecóis e a afinar a voz para ecoarem o hino do FC Porto.

O desejo é, agora, dar continuidade aos festejos, mas desta vez na Avenida dos Aliados, anseiam os adeptos que vibraram assim que jogadores de futebol, como Diogo Costa, Evanilson ou Toni Martinez, pisaram a passerelle.