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Foram anunciados na Argentina os vencedores globais dos prémios Best Of Wine Tourism

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Depois dos vencedores regionais, já são conhecidos os vencedores globais dos prémios Best Of Wine Tourism 2023. A sociedade de vinhos Quanta Terra, em Favaios, foi a distinguida na região do Douro e Porto e dos Vinhos Verdes.

O anúncio dos vencedores foi feito no encerramento da conferência anual da rede Great Wine Capitals, na noite de quinta-feira, em Mendoza, na Argentina. O Porto é um dos membros fundadores desta parceria, na qual representa as regiões dos vinhos do Douro e Porto e dos Vinhos Verdes. A vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, e a diretora municipal de Turismo e Internacionalização, Fátima Santos, representaram a Câmara do Porto.

Este ano registaram-se 545 candidaturas aos prémios Best Of Wine Tourism, tendo sido atribuído uma distinção global por cada uma das cidades-membro da rede:

  • Adelaide (Austrália) | Grapes for Good – Zoos SA
  • Bilbao-Rioja (Espanha) | Marqués de Murrieta
  • Bordeaux (França) | Château Fleur de Lisse
  • Cape Town-Cape Winelands (África do Sul) | Weltevrede
  • Lausanne (Suíça) | La Vigne Swiss Wine Therapy
  • Mainz-Rheinhessen (Alemanha) | Rheingrün Hofgarten, Westhofen
  • Mendoza (Argentina) | Anaia Wines
  • Porto (Portugal) | Quanta Terra Douro
  • San Francisco-Napa Valley (Estados Unidos) | PRESS Restaurants
  • Verona (Itália) | Pieropan
  • Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) | Matetic Winery

“A Quanta Terra Douro oferece uma experiência única, na qual a arte contemporânea, o mundo rural, a gastronomia e a cultura enófila coexistem”, sublinhou a organização dos prémios Best of Wine Tourism. “Funcionando como adega, laboratório, centro de enoturismo e espaço cultural, a Quanta Terra Douro oferece aos visitantes a participação numa variedade de atividades”, acrescentava.

A Great Wine Capitals Global Network, fundada em 1999, é uma rede de cooperação internacional de cidades ligadas a regiões vinícolas de grande prestígio e reconhecimento internacional. A rede tem vindo a expandir-se com a integração de novos membros, sendo atualmente composta por 11 cidades e cerca de 44 regiões vinícolas: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town-Cape Winelands (África do Sul), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), San Francisco-Napa Valley (Estados Unidos), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile), Verona (Itália).

Esta rede desenvolve um conjunto de iniciativas que visam promover o desenvolvimento e prosperidade da indústria do vinho, comunidades e turismo em cada uma das cidades/regiões que integram a rede, através de intercâmbios e projetos conjuntos.

Promovem a excelência no enoturismo, facilitando a partilha de conhecimento e experiências, estimulando negócios e atuando como um veículo de colaboração em desafios e oportunidades dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.

Uma das atividades basilares da rede, realizada desde 2003, é o concurso anual Best of Wine Tourism que premeia empresas prestadoras de serviços de enoturismo pela excelência das suas instalações e serviços, em categorias como: alojamento, restaurantes vínicos, arquitetura e paisagem, arte e cultura, experiências inovadoras de enoturismo, serviços de enoturismo, e práticas sustentáveis em enoturismo.