Urbanismo

Futuro dos terrenos do Aleixo entra em discussão pública

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

CMP_UOPG5-Imagem 1.jpg

CMP

Inicia-se nesta quarta-feira, 17 de julho, o período de discussão pública da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG) do Aleixo, denominada UOPG 5 – Aleixo, que se prolonga até ao dia 13 de agosto.

O estudo urbanístico daquele território, apresentado e aprovado na reunião extraordinária do Executivo Municipal de 12 de junho de 2024, será concretizado através uma operação de loteamento, subsequente à aprovação da unidade de execução objeto da desta discussão pública, que poderá criar até 500 fogos, sendo que nos lotes que forem destinados à autarquia está prevista a construção de habitação acessível. Esta operação prevê ainda a criação de um parque verde com um corredor pedonal, entre o Campo Alegre e o rio Douro.”

Recorde-se que o Plano Diretor Municipal (PDM) determinou esta UOPG e definiu que este território deve ser estruturado, maioritariamente, para habitação. Assim, tornou-se necessário concertar um desenho comum entre os proprietários das três parcelas, entre eles o Município do Porto.

A UOPG 5 – Aleixo, localizada na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, correspondente ao território delimitado pela Rua do Ouro, Rua do Aleixo, Rua da Arrábida, Rua da Mocidade da Arrábida e traseiras dos prédios urbanos que facejam com as ruas das Condominhas e da Arrábida.

Durante este período, todos os interessados podem apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões, no âmbito do procedimento, através do Portal do Munícipe por formulário, presencialmente em papel no Gabinete do Munícipe ou também por correio eletrónico para geral@cm-porto.pt.

Toda a informação legal e elementos que integram a deliberação podem ser consultados no site da autarquia. A discussão pública está partilhada no portal do munícipe, em destaque no campo "Novidades".