Cultura

Galeria da Biodiversidade mostra a história de uma floresta segundo Evgenia Emets

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_jardim_botanico_08.jpg

Filipa Brito

A Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva acolhe a exposição temporária "Rewilding Time", a última obra do projeto artístico Eternal Forest – que tem como objetivo a criação de mil santuários florestais protegidos durante mil anos - da artista e poeta Evgenia Emets. A inauguração acontece nesta segunda-feira, 3 de junho, às 18 horas.

A exposição dá a conhecer a reflexão da artista sobre os ecossistemas florestais, a sua biodiversidade, complexidade, aptidão e o valor intrínseco da natureza. A exposição convida a contemplar a história de uma floresta: desde o seu intricado início até ao seu desenvolvimento num ecossistema bem estabelecido, como uma floresta antiga.

Em "Rewilding Time, a complexidade e a interconetividade da floresta são reveladas através da investigação de um habitat específico: os carvalhais galaico-portugueses, caracterizados por espécies como Quercus orocantabrica e Quercus pyrenaica. Este é um habitat prioritário para o lobo ibérico, que desempenha um papel crucial na saúde e equilíbrio do ecossistema.

Mostra estende-se por vários espaços

Explorando estas perspetivas, a mostra estende-se por vários espaços: interligando o Jardim Botânico da Universidade do Porto, duas áreas florestais protegidas – Corno do Bico e Parque Nacional da Peneda Gerês - e a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva. No Jardim Botânico será apresentado um percurso artístico específico e uma experiência baseada na pesquisa artística nas áreas florestais protegidas, marcado para as 17h30 desta terça-feira, dia 4 (participação gratuita, mediante inscrição prévia para s.educativo@mhnc.up.pt).

Por sua vez, a instalação na Galeria da Biodiversidade oferece uma compreensão mais profunda da interação entre os organismos que habitam a floresta, através de um filme criado em colaboração com Tiago Lobo, bem como de mapeamentos e documentos oficiais de conservação da natureza.

No dia 28 de junho, pelas 18 horas, está previsto uma conversa "Rewilding Time", com a artista, cientistas e público (participação gratuita mediante inscrição prévia para s.educativo@mhnc.up.pt).

A exposição pode ser visitada de 4 a 30 de junho, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas (último acesso 17h30).

"Rewilding Time" foi desenvolvida em colaboração com investigadores do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em particular do Jardim Botânico da Universidade do Porto, e do BIOPOLIS-CIBIO, através de uma prática multidisciplinar orientada pela investigação científica mais recente em torno da recuperação e proteção de ecossistemas.