Mobilidade

História da STCP circula pelas ruas da cidade

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A história da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) já circula pelas ruas do Porto e restantes concelhos servidos pela empresa (Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo). Diversos autocarros estão decorados, no exterior e interior, com fotografias do arquivo histórico da operadora, que retratam a mobilidade de outros tempos.

A iniciativa insere-se nas comemorações dos 150 anos de existência da maior operadora de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, que envolve 31 veículos da frota (standard 100% elétricos, articulados e de dois pisos). No seu interior estão também colocados cartazes alusivos ao tema, permitindo que os cerca de 240 mil passageiros diários da Rede STCP possam conhecer o trabalho de fotógrafos de renome, tais como Teófilo Rego, Domingos Alvão e Platão Mendes, entre outros, que registaram com as suas máquinas analógicas momentos inesquecíveis e, provavelmente, nunca vistos pelas gerações mais jovens.

Todas estas imagens de carros elétricos, de troleicarros e de outras viaturas de outras épocas fazem parte do arquivo fotográfico do Museu do Carro Eléctrico. Os interessados podem obter mais informações nas redes sociais da empresa e através página alusiva ao aniversário da STCP – 150anos.stcp.pt – na qual é possível conhecer este relevante pedaço de história da empresa e da mobilidade do Grande Porto.

Tudo começou com o "americano"

A origem da STCP data de 15 de maio de 1872, marcada pela realização da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema "americano" instalada em Portugal, pela empresa "Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos".

"Verificou-se ontem a inauguração do caminho de ferro americano do Porto a Matosinhos. Este ato revestiu-se das jubilosas demonstrações de que era digna a iniciação de um melhoramento a que ninguém pôde contestar as vantagens e que se torna de maior mérito por ser devido inteiramente á iniciativa particular". Foi desta forma que, no dia seguinte, a 16 de maio de 1872, o jornal Comércio do Porto noticiava a viagem inaugural da primeira linha de transporte público urbano, com o "americano", um veículo puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos, circulava sobre carris, característica totalmente revolucionária para a altura (finais do séc. XIX).