Cultura

Inaugurações Simultâneas de Bombarda celebram aniversário dentro e fora de portas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_bombarda_2024_03_01.jpg

Andreia Merca

O popular evento do Quarteirão de Miguel Bombarda regressa, no dia 21 de setembro, com uma tarde de exposições, novas coleções e um programa de animação de rua reforçado.

Entre as 16 e as 20 horas do dia 21 de setembro, as Inaugurações Simultâneas do Porto Art District comemoram o seu 17.º aniversário. Em dia de festa, o destacado programa anual anuncia que pretende convocar um encontro entre os criadores e quem vive, trabalha e está de visita na cidade do Porto.

Como acontece a cada dois meses, vão haver novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas por animação cultural gratuita programada pela empresa municipal Ágora. Destacam-se oficinas, música, percursos e até um podcast ao vivo.

Na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, que cruza com a Rua de Cedofeita, vai haver, ao longo da tarde, uma sessão de desenho de figura humana com modelo vivo, promovida pelo Porto Drawing Club – uma comunidade de pessoas que se costumam encontrar para desenhar “em boa companhia”. Serão bem-vindos participantes de todos os níveis de habilidade e de experiência, que terão materiais à disposição no local.

Arte, música e animação

Ao mesmo tempo, mas do lado inverso da Miguel Bombarda, no segmento pedonal que interceta com a Rua da Boa Nova, irá decorrer a oficina de pintura "composição abstrata", orientada por mynameisnotSEM, nome grande do graffiti portuense. Também neste caso não são necessários conhecimentos prévios para participar, basta aparecer com vontade de colaborar, independentemente da idade.

Ainda desse lado da rua, terá lugar outra oficina, neste caso de criação e oferta de crachás personalizados. Os participantes poderão criar modelos com imagens alusivas à celebração deste aniversário.

Na mesma zona da rua (próxima do Palácio de Cristal) vai decorrer, em formato de conversa aberta ao público, a gravação ao vivo de um episódio do podcast “FEMINA”, dedicado à “escuta das mulheres artistas”, com Vanessa Augusto. Trata-se de um projeto independente com convidadas que partilham as suas conquistas, propósito e mecanismos de empoderamento pessoal e criativo.

A escolha musical na Rua de Miguel Bombarda vai estar a cargo de Maria Ferreira, DJ que há mais de uma década frequenta cabines de clubes do Porto e de outras cidades nacionais e estrangeiras. A programadora e coordenadora do Passos Manuel faz parte da primeira geração de mulheres a ganhar espaço e voz na club scene da Invicta.

A tarde inclui também a performance coletiva "Crystal Beings – I Believe in Good Things Coming", proposta itinerante com conceção e direção artística de Luísa Mota. A artista e a organização das Inaugurações Simultâneas convocam a comunidade para um percurso pedonal, com partida nos Jardins do Palácio de Cristal, às 17h30, e duração aproximada de uma hora.

Os “seres de cristal” irão seguir em marcha pelo quarteirão, anunciando o futuro: "I belive in good things coming" (“Acredito que vêm aí coisas boas”). A autora explica que o objetivo da performance “é proporcionar um exercício de autoconsciência coletiva e individual". Não é requerida formação específica aos inscritos, que se devem registar através deste formulário até ao dia 16 de setembro (mais informação: rafaela@anti-house.com).

Evento estende-se a outras zonas

A programação estende-se ainda ao Largo da Maternidade de Júlio Dinis, onde se vai realizar a segunda edição de uma mostra de edições alternativas, publicações próprias e independentes, com curadoria do ZineFestPT. O evento pretende “apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador”.

No mesmo espaço haverá também uma oficina para massajar a imaginação, orientada pela ilustradora Catarina Gomes, na qual os participantes (de qualquer idade e grau de habilidade) poderão experimentar de forma divertida diferentes formas de desenhar, inspirados por livros da própria autora. No final, vão levar um caderno com todos os trabalhos realizados.

A banda sonora no largo estará a cargo de Farofa, pesquisador musical, DJ e produtor há mais de 20 anos a viajar pela música brasileira, africana e latina.

Como é habitual, alunos de artes visuais da Escola Superior de Educação do Porto vão dirigir também duas visitas guiadas por algumas das galerias que inauguram exposições este sábado. A novidade, desta vez, é que a atividade vai ter tradução para língua gestual portuguesa, feita pela Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (ATILGP).

A participação é gratuita e os interessados devem enviar um email para visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt até às 13 horas de 20 de setembro, indicando o nome e o horário pretendido (16-17 horas ou 17h30-18h30).

Às 19 horas, a fechar esta edição especial das Inaugurações Simultâneas, a Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal recebe um concerto do trio Expresso Transatlântico, projeto recente que mistura influências da tradição portuguesa e as sonoridades globais contemporâneas.

A imagem do cartaz desta edição é da autoria de Evelina Oliveira, uma cortesia da Galeria Trindade. No tipo de letra foi mantida, como habitual, a parceria com o Colönia Studio.