Cultura

Inês Tartaruga Água e Xavier Paes numa sessão "Sem Fronteiras" na Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ines_tartaruga_agua_e_xavier_paes.jpg

DR

Neste sábado, 6 de julho, a Fonoteca Municipal do Porto abre portas à primeira sessão do ciclo "Sem Fronteiras", uma coprodução com a Matéria Prima, que tem Cândido Lima como anfitrião.

A partir das 17 horas, o compositor convida a dupla Inês Tartaruga Água e Xavier Paes a juntar-se a este evento de inspiração televisiva em que a música é o foco.

Inês Tartaruga Água e Xavier Paes são artistas plásticos transdisciplinares, trabalhando nas interseções entre som, performance e imagem. Colaboram regularmente desde 2015, explorando fenómenos "eco-lógicos" e os seus corpos ressonantes. Juntos fundaram o coletivo REFLUXO e o projeto DIES LEXIC.

Têm apresentado o seu trabalho em diferentes locais, como festivais nacionais e internacionais, e colaborado com outros artistas, como é o caso de João Lourenço, Ângela Lopes, Nuno Marques Pinto, Marcela Lucateli, Olan Monk ou Pierre Pierre Pierre.

Nesta sessão são convidados a apresentar, ao vivo, peças de sua autoria, tal como a sentar-se com Cândido Lima para uma conversa, que, ao estilo dos seus históricos programas televisivos – "Sons e Mitos" (1978), "Fronteiras da Música" (1982) e "No Ventre da Música" (1983) –, irá passar por diferentes temas musicais, entre a escuta e o diálogo.

O momento vai contar também com a apresentação, em primeira mão, do vídeo da obra "Música dos objectos e do acaso (resíduos) – Tape Music? Yes (Tápies - Obra multimédia (1989)", que resultou do concerto e da música sobre banda magnética para a Exposição Tápies, na Casa de Serralves, com curadoria de Maria João Fernandes.

A decorrer durante os primeiros três sábados de julho, o ciclo "Sem Fronteiras" irá contar ainda com a presença de Polido, no dia 13, e Susana Santos Silva, no dia 20. A entrada é livre.