Ambiente

Inscrições para atividades escolares em torno da sustentabilidade abrem a 11 de setembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Educacao_Acao_Sustentabilidade_23_24_01.JPG

DR

Abrem a 11 de setembro as inscrições para as mais de 30 atividades e projetos que, ao longo do ano letivo 2023/2024, serão promovidas junto dos estabelecimentos de ensino da cidade. Alinhado com a Estratégia de Ambiente do Município do Porto e com o Pacto do Porto para o Clima, o Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade procura contribuir para a literacia ambiental, a aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza.

Os temas são tão diversos como a agricultura biológica e alimentação saudável, o bem-estar animal, as águas, ribeiras e praias, a biodiversidade e natureza, a economia circular e resíduos, as alterações climáticas e energia, além das atividades transversais onde se incluem hortas pedagógicas, projetos de reciclagem, ecotrilhos e roteiros, ações de limpeza das praias e rios, assim como oficinas sobre as árvores ou a água no concelho.

Os destinatários são os alunos do pré-escolar, dos três ciclos do ensino básico, do secundário e do ensino profissional da rede pública e da rede de ensino particular e cooperativo, ou de instituições particulares de solidariedade social ou sem fins lucrativos, que prossigam atividades no domínio da educação e do ensino.

Na altura da apresentação do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade, o vice-presidente da Câmara do Porto reforçou a ideia de que as crianças e os jovens "precisam de uma nova narrativa sobre o mundo: ter uma vida mais sustentável não deve ser entendido como um sacrifício que temos de fazer".

"Além disso", acrescentou Filipe Araújo, também responsável pelo Ambiente e Transição Climática, "é importante que os mais novos possam ter acesso cada vez mais a momentos para estar na natureza, para aprender in loco, experimentar, refletir, compreender".

As inscrições para as atividades serão consideradas por ordem de receção do formulário. Ainda assim, será dada prioridade às Eco-Escolas com galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul Da Europa em 2022/2023 e que estejam inscritas no projeto Via Verde às Eco-Escolas para o próximo ano letivo. Nesta edição, o Município do Porto vai apoiar até 45 estabelecimentos de ensino e as inscrições terminam a 29 de setembro.