Inovação

Investigadores da FEUP criam dispositivo aéreo para produção de energia eólica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_energias_renovaveis.jpg

Miguel Nogueira

Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu um dispositivo aéreo que, ligado a uma estação terrestre por cabo, pretende ser uma alternativa ecológica na produção de energia eólica.

O dispositivo, intitulado UPWIND, tem vindo a ser desenvolvido desde 2017. Assemelha-se a uma asa e permite captar vento a altas altitudes, contrariamente às tradicionais turbinas eólicas.

A UPWIND ficou em primeiro lugar na final nacional do ClimateLaunchPad, competição organizada pela UPTEC, Ordem dos Engenheiros e Fórum Oceano, e vai representar Portugal na final regional da competição.

Alternativa económica e ecológica

"O vento a grandes altitudes tem mais velocidade comparativamente ao vento próximo ao solo e é mais estável e consistente", esclareceu à agência Lusa o investigador do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, Fernando Fontes, salientando que a solução desenvolvida é uma "alternativa económica e ecológica" às turbinas, pois permite a extração a grandes altitudes sem aumentar os custos de produção.

A tecnologia está ligada a uma estação terrestre através de um cabo de grandes dimensões, sendo a sua estrutura "relativamente leve e pequena".

A equipa da FEUP, composta por oito investigadores principais e 16 colaboradores, está, neste momento, a considerar vários locais para testar o protótipo. Neste momento, o grupo de investigação tem em curso três pedidos de patente, um nacional e dois europeus.