Educação

Jovens dão azo à imaginação e apresentam projetos científicos no SEI.ence

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi no Centro de Congressos da Alfândega que centenas de jovens, de diferentes agrupamentos escolares do Porto, apresentaram, no âmbito do projeto Sociedade, Escola e Investigação (SEI.ence), os trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2023/2024. Na presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, os alunos partilharam conhecimentos sobre área da ciência.

"A interseção entre a sociedade, a escola e a investigação torna-se um pilar fundamental para o progresso e a construção de um futuro mais justo e equitativo", assinalou Fernando Paulo, que, no Dia Nacional dos Cientistas, celebrado a 16 de maio, teve oportunidade de assistir à apresentação dos trabalhos arquitetados pelos alunos portuenses do ensino básico e secundário, ao longo do último ano.

O responsável pelo pelouro da Educação reafirmou ainda: "A investigação, por sua vez, é o motor que impulsiona o avanço do conhecimento. É através da pesquisa que encontramos soluções inovadoras para os problemas que nos afligem, seja na área da educação, das ciências sociais ou das ciências exatas".

Na sua 9.ª edição, o evento final do projeto SEI.ence, promovido pelo Município do Porto, permitiu retomar a divulgação dos trabalhos, através de pósteres científicos, bancas interativas e momentos de debate, nos quais palestrantes e convidados partilharam informações para a construção de um planeta mais saudável e equilibrado.

A iniciativa, desenvolvida desde 2015, tem por base um conjunto de parcerias entre os estabelecimentos de ensino da cidade, centros de investigação e instituições de ensino superior, que se implicam e contribuem para o aumento da literacia científica, despertando os alunos para a carreira de investigador ou cientista.

Inspiração e motivação

"Desejo que este projeto contribua para uma maior compreensão dos desafios e oportunidades que enfrentamos e que possa inspirar e motivar a continuar a trabalhar por uma educação de excelência e uma sociedade mais justa e solidária", frisou Fernando Paulo.

A sessão de abertura do evento final, no qual marcaram presença centenas de jovens do ensino básico e secundário de agrupamentos do Porto, arrancou com um momento musical levado a cabo pelas turmas do ensino articulado de música e teatro da Escola do Cerco do Porto.

Foram convidados a participar no evento os diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas e representantes das entidades parceiras, bem como três estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que estiveram na segunda edição do "Raparigas na Ciência", promovida pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Também o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto fez parte da iniciativa, levando até aos alunos mais novos a dinamização do planetário portátil digital e o i3S, com a atividade "Ciência et al Programa Educativo i3S".